#Vegan: 15 ingredientes indispensáveis

Não é fácil mudar os nossos hábitos alimentares. Para quem esteja a pensar ou já a fazer a transição para vegan as idas ao supermercado podem ser algo confusas e perguntas como "o que devo comprar", "o que não me pode faltar em casa", "quais os “essenciais”" podem ser suficientes para nos fazer ir para a ala dos chocolates e desistir.

Para tornar a vossa ida ao supermercado indolor decidi partilhar os ingredientes que estão sempre na minha lista de compras e, bónus!, mostrar o que se pode fazer com eles.

1. Cogumelos

Se me seguem no instagram, sabem que eu adoro e devoro cogumelos! São o tipo de ingrediente que é versátil o suficiente para ser salteado, cozinhado no forno, incluído numa lasanh ou numa bolonhesa... As possibilidades são quse infinitas! Recomendo a minha receita de Cogumelos Recheados, os meus famosos bifes de tofu com cebola e legumes no forno, arroz com legumes “d’alho”, e um esparguete de pepino com legumes salteados em vinho branco.

 
 Cogumelos Recheados

Cogumelos Recheados

 

2. Massa sem glúten

Quem é que não gosta de massa? Para quem é celíaco ou simplesmente intolerante ao gluten existem cada vez mais opções a nível de ingredientes base como massa de arroz, de milho ou de quinoa, bem como a vários formatos de massa: lasanha, esparguete, fusilli, penne...

Com a primavera ao virar da esquina, recomendo um agradável molho de abacate para acompanhar delicioso esparguete de arroz ou, para as fãs de bolonhesa, uma versão de fazer crescer àgua na boca: bolonhesa de tofu!

 
 Molho de Abacate... delicioso!

Molho de Abacate... delicioso!

 

3. Feijão

Uma grande fonte de proteína que combina na perfeição com tudo! Explorem as suas variedades como o feijão vermelho, o manteiga, o frade e o preto. Salteado com alho e espinafres fica divinal e, para quem ainda sente saudades de comer carne, também é uma boa base para fazer hambúrgueres.

 
 

4. Espinafres

Há poucos pratos melhores que espinafres salteados com bastante alho! É uma das minhas coisas preferidas de comer, mas uma coisa terrível na sua confecção é que podemos encher a wok com folhas de espinafre e passados cinco minutos parece quase vazia. Há quem também os use para batidos, sinceramente ainda não experimentei. Recomendo a minha receita de noodles de arroz com legumes salteados e amendoas torradas!

 
 

5. Cebola

Já experimentaram saltear cebola até ficar quase castanha? Fica óptimo, quase caramelizada. O meu modo favorito de a cozinhar é saltea-la e acompanhar com bifes de tofu fumado.

 
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6. Alho

O alho tal como cebola e espinafres, é algo que não pode mesmo faltar! Se leram os pontos anteriores, vão perceber que alho é um ingrediente base que uso em praticamente todas as receitas, seja ao natural ou em pó.

7. Polpa tomate

Polpa de tomate é dos ingredientes mais essenciais para mim, especialmente para os dias que não sei o que quero comer. Massa com cogumelos e polpa de tomate é o meu prato de emergência! A polpa de tomate é essencial também para a pizza por isso, é obrigatório haver em casa.

 
 Os clássicos...

Os clássicos...

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8. Fruta

A fruta é essencial para snacks ou para o pequeno-almoço. Adoro fazer batidos, mas também gosto de cortar a fruta aos pedaços e misturar com manteiga de amendoim (ou amêndoa), cacau cru, coco, aveia, etc. A fruta, mais especificamente a maçã, também se transforma numa tarte maravilhosa. Experimentem a minha receita de tarte de maçã e abrunhos e a minha versão do clássico bolo de maçã!

 
 Tarte de Maça e Abrunhos

Tarte de Maça e Abrunhos

 

9. Leite de arroz

O leite de arroz substitui o típico leite de vaca. Para mim é o melhor porque é o mais neutro, sem grande sabor e posso bebê-lo sem acrescentar açúcar. 

10- Azeite

É a gordura que uso na minha alimentação, para além do uso óbvio, adoro colocar azeite no pão com óregãos e alho em pó, fica divinal e um ótimo substituto à manteiga ou margarinas. 

11- Bróculos

Estas mini árvores são a minha perdição. Adoro os bróculos cozinhados mas ainda rijos e temperados com azeite e vinagre. Também dão para fazer tudo: salteados, no forno, lasanha, sopas…

12- Alface

Eu sei que as alfaces nutricionalmente não são particularmente ricas, mas eu adoro salada! Por mim, comeria salada todos os dias, especialmente com milho, pepino e ervas aromáticas!

13- Pão sem glúten

Não podia deixar o pão fora da minha lista! Costumo comprar um preparado no LIDL para fazer pão sem glúten na máquina do pão. Para além das típicas torradas, faço tostas com recheio tipo pizza: recheio de polpa de tomate, queijo vegan e óregãos.

14- Queijo vegan

O queijo vegan é das melhores descobertas de sempre. Não como todos os dias, mas ajuda IMENSO a recriar receitas não vegan. Faço lasanha, gratinados, tostas, coloco na bolonhesa, pizza, etc. O queijo que costumo comer não tem soja nem óleo de palma. Experimentem usa-lo num gratinado de batata.

 
 

15. Água com pH = 9,5

Claro que água não pode faltar! Como a minha saúde não me permite beber uma água qualquer, pois um corpo ácido promove o desenvolvimento de doenças e inflamações e, para quem tem uma doença auto-imune isto é essêncial.

E vocês? Estão a mudar os vossos habitos alimentares? Quais são os vossos ingredientes-chave?


 
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Sara Canhoto, tem 23 anos, vive em Mafra e é responsável pelo blog Healthy Food & Me há cerca de um ano. É vegan e tem Fibromialgia. Adora experimentar receitas novas e ir ao ginásio. Segue a Sara na sua página do Facebook e no seu Instagram.