#BeGreen: Copo Menstrual

 
 Um dos modelos de Copo Menstrual Me Luna

Um dos modelos de Copo Menstrual Me Luna

 

Período: não podemos viver com ele, não o podemos ignorar. O que que realmente não podemos ignorar é o impacto que estes dias do mês têm no ambiente. Pensem nisto: embora sejam claramente uma marca de evolução quando comparado com a situação vivida em muitos países de terceiro mundo, a verdade é que não é sustentável continuar a usar coisas que são essencialmente descartáveis. Eis que aparece a solução para esse problema: o copo menstrual.

E como é um tema que assusta a maioria da humanidade - período e tudo o que esteja relacionado com ele - vamos lá desmistificar os principais tópicos relacionados com o copo menstrual. Vamos a isto?

Porque é tão importante optar por opções mais ecológicas?

Vamos pensar nos tampões: como não se deve ultrapassar as quatro horas de uso, iremos precisar (em média) de 30 tampões por mês, o que equivale a 360 por ano e 3600 em dez anos. Claro que isto varia de pessoa para pessoa. Se aceitarmos a média e multiplicarmos este número pelo número de mulheres em idade fértil, obtemos um número bastante assustador.

Estima-se que cada mulher utilize cerca de 17 mil produtos higiénicos descartáveis durante a sua vida fértil, produtos esses que demoram muitas décadas a se decompor.

Agora imaginem todos aqueles pensos e tampões que são deitados pela sanita e vão parar ao mar…. Visão do Inferno, certo? Algumas de nós já tiveram o prazerde ver estes objetos a flutuar durante as nossas férias, certo?

Depois vem a parte da saúde. Todas nós sabemos porque não se devem ultrapassar as famosas quatro horas com o tampão e o que Síndrome de Choque Tóxicose refere… O sangue oxida e torna-se um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, podendo provocar facilmente uma infeção. O mesmo problema pode ocorrer com os pensos, afinal de contas, também estamos em contacto com o sangue oxidado. 

Então o que tem o copo menstrual de especial?

Para vos explicar o que é um copo, de que é feito e todas essas informações vou-me focar na marca Me Luna, pois cada marca tem as suas características e é esta que uso e confio.

Ao contrário dos copos menstruais de outras marcas que são feitos de silicone ou látex, o copo menstrual Me Luna é o único feito em TPE (Elastómero Termoplástico), o mesmo material utilizado nas tetinas dos biberões dos bebés, em cateteres e implantes médicos, para que não ocorra qualquer tipo de reação alérgica. 

O copo tem pode durar vários anos, com um máximo de dez anos, mas é recomendável trocá-lo quando for visível a degradação do material. 

Este prazo de validade alargado permite a reutilização.

E há outro pormenor importantíssimo: esta marca não testa em animais.

Como se utiliza?

 um dos furinhos

um dos furinhos

Este é inserido no canal vaginal, tal como um absorvente interno (tampão). Uma vez dentro do corpo, ele retoma a sua forma original, ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal, criando vácuo que impede qualquer vazamento. O vácuo é criado através de dois furinhos no topo do copo.

Agora vocês perguntam: como é que é possível colocá-lo de forma confortável? 

Existem várias dobras para tornar o copo o mais pequeno possível. Aqui estão algumas sugestões:

  • Para o colocar, a posição recomendada é cócoras. Assim que o copo estiver no sítio, podes ir à tua vida e tratar das tuas tarefas, incluindo exercício físico, e não vais sentir o copo nem terás qualquer tipo de perdas de sangue. Para saber se o copo está bem colocado, deves garantir que o este se abriu por completo. Para isso, coloca o dedo na base do copo, de modo a sentir se as paredes do mesmo não se encontram dobradas. 
  • Para o remover, basta puxar a pega devagar e apertar a base para eliminar o vácuo. Ele deve sair com facilidade, podendo ser esvaziado na sanita ou bidé, lavado com água corrente e novamente inserido.
  • Um copo menstrual pode ser usado até 12h, evitando o incómodo de mudar de absorventes várias vezes ao dia. 
  • Basta retirar, limpar e voltar a colocar, apenas 2 vezes ao dia: ao levantar e ao deitar.
  • Quando o período acabar, há que esterilizar o copo. Para isso basta colocá-lo em água a ferver durante três minutos. Eu, por exemplo, tenho uma caixa reservada para o efeito: basta colocar água a ferver na caixa. Após os três minutos, passo o copo por água corrente, seco-o bem e coloco-o na bolsinha que veio para esse efeito… e fica guardado até à próxima menstruação.

Atenção: o copo não pode estar em contacto com o fundo do recipiente usado para esterilizar, caso contrário, poderá ficar danificado. 

Como sei qual o modelo ideal para mim?

Existem várias opções a contemplar no mento da escolha:

copo-coletor-menstrual-meluna-alemo-tamanho-eg-pronta-entre-D_NQ_NP_655915-MLB25327269357_012017-F.jpg
8ccf62f1-7ce4-4ea2-afeb-ccf1eab576da.png
2eab99fd-b77d-4d09-9fe0-9b2021d83267.png
  • Tamanho: Existem 4 tamanhos: S, M, L e XL
  • Tipo de pega: Existem vários modelos: sem pega, argola (o roxo), com haste (o azul) e com bola (o laranja). Nota: O furo que se vê no copo azul é por este ser apenas uma amostra - não se assustem. 
  • Altura: Existem dois modelos: o Normal (laranja) e o Shorty (vermelho). O modelo Shorty é menos alto pois é destinado para mulheres com o cérvix descaído, útero retrovertido ou prolapsos uterinos.
  • Cor: Existem várias cores, mas atenção algumas só existem para determinados modelos ou características. Podem escolher as seguintes: azul, rosa, amarelo, preto, transparente, vermelho, verde, laranja, violeta e azul escuro.
  • Maleabilidade: Como não tenho exemplos das 3 maleabilidades aqui está um esquema: Sport (mais rígido), Clássico (normal) e Soft (menos rígido). O Sport destina-se a mulheres que pratiquem bastante desporto, pois estas possuem uma musculatura pélvica bastante desenvolvida. O Soft foi desenvolvido para mulheres que possuam sensibilidade vaginal.
  • NOTA: Existem fatores a considerar como: já tiveste um parto natural? Qual é a tua estatura? Praticas muito desporto? Tens sensibilidade vaginal? Tens o cérvix descaído, prolapsos uterinos ou útero retrovertido?

Para facilitar a escolha, há um questionário mas recomendo que contactem diretamente a Me Luna ou uma revendedora (como eu) que poderão aconselhar-te melhor.

Quanto custa?

Os copos Me Luna podem ser encontrados na Well’s, El Corte Inglés, Jumbo, Pingo Doce, Lojas de Produtos Naturais e nas Farmácias. O preço pode ir desde 21€ até aos 26€. No entanto, o copo também poderá ser adquirido através de mim para a zona de Lisboa (mais detalhes aqui).


 
Sara Canhoto.png

Sara Canhoto, tem 23 anos, vive em Mafra e é responsável pelo blog Healthy Food & Me há cerca de um ano. É vegan e tem Fibromialgia. Adora experimentar receitas novas e ir ao ginásio. Segue a Sara na sua página do Facebook e no seu Instagram.