Como poupar dinheiro na Universidade

Poupar dinheiro... Uma tarefa difícil, mas não impossível. Todos sabemos que a universidade é um investimento que fica muito caro: propinas, alimentação, alojamento, material escolar, para não falar de saídas e eventuais jantares com amigos... Por isso hoje vou partilhar convosco os meus segredos de poupança.

Nem todos têm pais à mão de semear para abrir a carteira e “apagar” as despesas. Eu cresci numa instituição e por isso a opção “pai-gamento” não era uma opção para mim. Eu paguei a Universidade com o dinheiro que tinha na conta que o Lar criou para mim no tempo que lá vivi (obrigada por essa oportunidade) e com ajuda de uma bolsa. Foi aí que aprendi a poupar. Preparem os vossos lápis e cadernos para apontar tudo e aprenderem como eu conseguir pagar o curso todo, comprar o traje e (sobre)viver.

  1. Candidata-te a bolsa de estudo da Universidade: Podes também candidatar-te a bolsa do teu município. Poucas pessoas sabem, mas os municípios têm bolsas de estudo para "oferecer", por isso informar-te sobre os requisitos obrigatórios e não percas esta oportunidade.
  2. Vive na residência universitária: Se a tua Universidade tiver uma, optar por viver em residências é uma boa opção pois poupas o dinheiro que ias gastar em alojamento e, até são espaços muito confortáveis. Eu vivi numa e adorei e ajudou muito na minha carteira
  3. Poupa nos transportes: Se tiveres oportunidade de ires de boleia óptimo! Assim dividem as despesas do combustível e podem sempre arranjar mais uma pessoa o que torna as viagens bastante mais económicas. Procura grupos de boleia da tua universidade/cidade no Facebook, mas lembra-te sempre de teres cuidado e de ires apenas com pessoas de confiança.
  4. Transportes públicos: Se não tiveres ninguém da confiança para ir à boleia, os transportes públicos são a melhor alternativa. Usa o cartão de estudante para obteres um pequeno desconto no bilhete e procura nos sites das empresas de transportes que outros tipos de descontos estão disponíveis. Por exemplo, a Rede Expresso tem um cartão gratuito que dá imensos descontos.
  5. Cantinas: A nível de alimentação usa sempre a cantina, a qualidade varia de universidade para universidade, mas na maior parte dos casos tens bastantes opções de ementa e além disso o preço é bastante reduzido quando comparado com a maior parte dos restaurantes.
  6. Marcas Brancas: Quando fores às compras para os teus lanches e pequenos-almoços, opta por marcas brancas. Não te esqueças de fazer uma lista do que precisas e trazer apenas o que tens na lista.
  7. Compras: Aconselho a trazeres o que puderes de casa, quando fores passar o fim-de-semana. Vê na tua lista o que precisas assim quando fores as compras é menos dinheiro a sair da carteira.
  8. Juros de Mora: Paga as contas (propinas, recursos, alojamento) sempre dentro dos prazos para evitar gastar dinheiro desnecessariamente.
  9. Fazer mais dinheiro: se poupar dinheiro não for suficiente, procura um part-time para o teu tempo livre. Eu não precisei porque além de ter a bolsa máxima, fazia uma boa gestão do meu dinheiro.
  10. Promoções: Aproveita os "dias do estudante" para ir ao cinema, pois nesses dia os bilhetes ficam a metade do preço. Aproveita também tudo que tiveres desconto de estudante.
  11. Opta por Dinner Parties em vez de ir a restaurantes: Faz os jantares em casa com os amigos. Podes fazer as contas ao que gastaste e dividir por todos ou cada um traz algo.
  12. Mealheiro: Se puderes mete 1 euro por dia na "latinha" e no final do ano letivo vais ter algum dinheiro para as tuas férias.

Estes são os meus truques e gostaria de ficar a conhecer os vossos. Partilhem tudo na secção dos comentários!


Diana Teixeira.png

Diana é uma blogger e Educadora Social e os seus interesses variam do cinema à maquilhagem, passando pela moda, pelo desporto, pela cozinha e entre outros. Para saber mais segue a Diana no seu Blog, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube