Work-Life Balance - Como atingir o equilíbrio?

 
 Photo by  rawpixel  on  Unsplash

Photo by rawpixel on Unsplash

 

No mercado de trabalho atual já não são apenas as questões salariais ou a progressão de carreira que definem quão aliciante um desafio profissional poderá ser. Cada vez mais a procura pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional ganha um peso decisivo na escolha de um novo projeto de trabalho. Mas quais são as melhores estratégias para escolher o certo?

O mercado de trabalho tem evoluído de forma extremamente dinâmica ao longo dos últimos anos - fatores como a globalização ou a evolução tecnológica fazem com que o paradigma do trabalho das nove às seis, em muitos casos, deixe de existir. O próprio ritmo de trabalho é cada vez maior, bem como a pressão para atingir objetivos. É também cada vez mais comum encontrar profissionais que finalizam o trabalho em casa ou que até mesmo nem chegam a sair de casa para ir trabalhar - o chamado home office - o que leva a que a esfera pessoal e profissional esteja cada mais indissociável entre si. 

É por isso que se torna relevante e extremamente desejável encontrar um equilíbrio entre o tempo dedicado às responsabilidades profissionais e às necessidades pessoais. Este equilíbrio terá que ser definido por cada pessoa, tendo em conta as suas próprias expetativas relativamente ao que considera ser o tempo e o esforço que deverá dedicar a cada uma destas áreas. É natural que ao longo da carreira estas expetativas possam variar e ajustar-se consoante as prioridades estabelecidas a cada momento. É importante aceitar que dificilmente se alcançará a perfeição ou um equilíbrio de 50/50 entre a vertente profissional e a pessoal – e neste ponto é fundamental puxar pela sensatez e aceitar que assim seja! E é esse o grande desafio - estabelecer prioridades e diariamente procurar balanceá-las, mantendo uma harmonia saudável, não descurando as responsabilidades para com cada uma delas. 

Sabemos bem que há estratégias que podem ser aplicadas e que ajudam a conseguir uma maior integração entre uma carreira de sucesso e as atividades pessoais. Ajudamos com alguns exemplos:

Organização é a palavra-chave

A organização e o planeamento do dia são passos cruciais para garantir que o equilíbrio seja atingido. Ao longo do dia de trabalho podem ser definidos momentos de lazer que instantaneamente conduzirão a um sentimento de satisfação e equilíbrio muito maior. Almoçar fora ou reservar algum tempo para fazer exercício são ótimas estratégias para aproveitar ao máximo todos os tempos livres do dia. 

Ter foco! 

Idealmente, deverá evitar-se ao máximo distrações que desviem o foco da tarefa em curso. 

Se por um lado evitar atender chamadas ou resolver assuntos pessoais durante o dia de trabalho poderá levar a um aumento da capacidade de concentração e até mesmo da produtividade ao longo do dia, por outro lado, momentos de lazer e de convívio deverão ser preservados, evitando o impulso de responder a e-mails ou resolver assuntos profissionais que possam ser adiados temporariamente. Saber diferenciar o momento para resolver cada tipo de problema é essencial. 

Conseguir um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional está em grande parte dependente de cada pessoa. É necessário rever hábitos e implementar mudanças no planeamento e organização do dia, de forma a conseguir conciliar uma carreira de sucesso com uma vida pessoal plena.

Artigo Escrito Por: Caroline de Carvalho Alberto - Consultora Michael Page/Engenharia