A importância de um ambiente de trabalho saudável

 
 Photo by  rawpixel  on  Unsplash

Photo by rawpixel on Unsplash

 

Boa parte do nosso tempo é passado no nosso local de trabalho. Como tal, o bom ambiente de trabalho é fundamental para a saúde mental de todos e são vários os estudos que refletem o impacto do humor na produtividade. Manter um ambiente saudável no trabalho é simples e, apesar de não depender apenas de si, é com certeza um elemento importante para o seu equilíbrio. Assim, valorize o que vale a pena e esqueça o que é menos relevante para o seu trabalho e para o convívio natural entre colegas. 

Começando pelo básico, para ser o colega cool,não se esqueça das regras de boa educação como “bom dia”, “até amanhã” ou “bom fim-de-semana”. Pode e deve abusar destas “palavras mágicas”. Acredite, nunca são demais. 

Quando acompanhadas por um sorriso, ganham uma dimensão ainda mais interessante e, já está! Este é o 1º passo para promover um bom ambiente de trabalho. 

Lembre-se que somos todos diferentes e, apesar de não haver mal nenhum em ter energia, ser simpático e bem-disposto, deve compreender que os momentos de concentração e foco existem e são fundamentais. Afinal, todos temos objetivos e metas a alcançar.

Por outro lado, o facto de ser bem-humorado não deve ser confundido com ser despropositado ou inoportuno. Lembre-se que cada um dos seus colegas tem uma personalidade diferente da sua e um tipo de humor distinto do seu. Em suma, faça uma gestão emocional das brincadeiras (saudáveis) que tem com os seus colegas. 

O espírito de equipa é outro fator essencial e muito valorizado atualmente, quer pela maioria dos profissionais, quer pelas empresas. Pode ser visto como a capacidade que temos para criar laços com diferentes elementos de uma equipa ou empresa. No mesmo sentido, a necessidade de integração e de pertença a um grupo é amplamente estudada e está comprovado que todos nós temos essas necessidades. Deste modo, torna-se vital promover e fomentar o espírito de equipa no dia-a-dia empresarial. Pessoalmente, acredito que a melhor ferramenta de promoção do espírito de equipa é  a comunicação. 

A comunicação nas equipas é fundamental para promover a partilha de conhecimento e o crescimento e desenvolvimento dos negócios. Por isso, não se acanhe em pedir conselhos a quem lhe pareça mais experiente em determinada matéria e partilhe informações que tenha com os seus colegas. Tudo isto será determinante para um bom e saudável ambiente de trabalho. 

Joana Reis

Consultora Michael Page Engineering & Property