Com muito trabalho? Será que deve pedir ajuda?

 
 Photo by  Ella Jardim  on  Unsplash

Photo by Ella Jardim on Unsplash

 

Muitas vezes somos confrontados com sobrecarga de trabalho e não sabemos qual a melhor forma de lidar com esta situação. Seja porque entrou um novo projeto, ou porque estamos a substituir um colega durante um período de ausência, ou até mesmo porque talvez não estejamos a saber gerir o nosso dia-a-dia. Será que nestas alturas deve pedir ajuda?

Um pedido de ajuda é, muitas vezes, encarado como algo negativo, ou até mesmo um fracasso, mas a realidade é que ao não fazê-lo não está a beneficiar ninguém, muito menos a si próprio. De facto, ao protelar o pedido de ajuda, os problemas tendem a piorar, à medida que vai tendo cada vez menos tempo e forma de resolvê-los.

Em que momentos preciso de ajuda?

Antes de pedir ajuda a alguém, deve fazer o exercício de perceber o porquê de o fazer. 

  • Será que é porque tem uma sobrecarga laboral por ser uma fase particularmente movimentada do ano? Se sim, poderá ser útil planear estes picos de trabalho de forma antecipada e compreender que provavelmente os seus colegas também se encontram assoberbados neste momento. 
  • Foram-lhe atribuídas mais tarefas do que aquelas que consegue efetivamente realizar ou está a assegurar  parte da carga de trabalho de um colega?
  • O início de um novo projeto está a ocupar o tempo que planeou para as suas tarefas do dia-a-dia? 
  • Tentar compreender que tipo de auxílio vai necessitar, durante quanto tempo e delegar algumas tarefas pode ser um bom primeiro passo.

Será que vou prejudicar a minha carreira por pedir ajuda?

Pedir ajuda não deve ser encarado como uma fraqueza mas, pelo contrário, uma força. Ao pedir ajuda está a demonstrar  que tem a competência de se autoavaliar de forma justa e pensar de uma forma global, não colocando em risco os objetivos da equipa. Lidando com a questão de uma forma correta, demonstra que está determinado em  melhorar a qualidade e produtividade do seu trabalho e que se preocupa com os interesses da empresa. 

Claro que tudo depende da forma como é feito, pelo que é importante avaliar todos os aspetos da questão e perceber a quem deve pedir auxílio. A menos que também esteja sobrecarregado, qualquer colega se sentirá lisonjeado por lhe ter pedido um conselho ou ajuda.

Também a forma como pede ajuda é fundamental. É importante transmitir que é uma necessidade real e que não está simplesmente a passar tarefas, garantindo que irá retribuir na próxima vez que essa pessoa necessitar.

Já com um chefe, a questão é ligeiramente diferente, pelo que a abordagem também  deverá ser. É fundamental manter um tom positivo e não se queixar, ou seja, nesta situação o melhor a fazer é explicar a situação delicadamente, demonstrando que quer realizar o seu trabalho de forma eficaz e beneficiar a empresa, pelo que a ajuda é essencial. Fazer possíveis recomendações ou sugestões, demonstrando as respetivas mais-valias, também poderá ser uma boa estratégia.

Então como posso pedir ajuda ao meu Chefe?

  1. Não adie o problema, seja rápido – quanto mais tempo passar, pior poderá tornar-se a situação.
  2. Faça uma lista  de tarefas que está a desenvolver, ordenando-as por nível de urgência e importância.
  3. Esquematize o tempo que irá demorar na sua realização.
  4. Seja coerente e demonstre interesse em solucionar a questão da melhor forma possível. 
  5. Reflita sobre possíveis soluções para o problema e apresente-as.

Refletir sobre estes temas e apresentar soluções  fará de si um profissional melhor e mais completo, uma vez que demonstrará que se esforçou para delinear uma estratégia para solucionar esta questão ao invés de simplesmente pedir a alguém para o fazer por si.

Concluindo, pedir ajuda não deve ser encarado como uma missão impossível, mas sim uma etapa para se tornar um melhor profissional. Um chefe justo e profissional verá o seu pedido de ajuda como uma tentativa de resolver um problema, resultando num benefício para a equipa e para a empresa como um todo.

Mariana Espírito Santo

Consultora Secretarial & Management Support