Vamos Falar (outra vez) Sobre Água?

 
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É aquela altura do ano em que a temperatura até pode não estar ainda a começar a subir, mas que voltamos a falar de algo super essencial à nossa vida, Água! O verão está ai ao virar da esquina, o que significa que o nosso corpo vai precisar de mais hidratação!

A água é importante?

A resposta é clara e única. Obviamente que sim! Vocês sabem o que eu vou dizer a seguir: o nosso organismo é maioritariamente constituído por água, o que significa que é algo essencial não só para o nosso bem-estar como para a nossa saúde.

A água vai regular a temperatura do nosso corpo, transportar oxigénio e nutrientes para as nossas células e ainda ajudar a remover as toxinas do nosso organismo. O melhor de tudo é que as vantagens da água não se cingem apenas a estas.

Como é que sabemos que andamos a beber pouca água? 

Simples! O corpo mostra diversos sinais de desidratação, muitas das vezes, nós é que "andamos distraídos". Como saber que há falta de água no organismo.

O primeiro, e mais óbvio sinal de que é necessário ingerir água é... sentir sede! Muitos fogem para os refrigerantes, não é? É sim senhor, mas digo já que está errado! Por vezes os refrigerantes e outras bebidas, ao invés de “matar” a sede, ainda nos secam mais. No meu caso, quando tenho sede, se for beber Ice Tea, parece que a minha sede triplica. E a resposta a isto é fácil. O Ice Tea tem demasiado açúcar, o que leva à sensação de ter ainda mais sede, apesar de me sentir mais refrescada.

Um outro clássico de um corpo que pede água é ter a pele seca! Um bom creme é fundamental, mas sem consumo de água, não há milagres. Podem cobrir-se de creme dos pés à cabeça, e esfoliarem-se com uma frequência anormal, mas se não beberem águinha suficiente, estão claramente a desperdiçar tempo e dinheiro.

Sabiam que o cansaço, inquietação, tonturas, dor de cabeça, prisão de ventre, mau hálito e cãibras, também podem ser sintomas de desidratação? Dou o exemplo das cãibras: os nossos músculos são compostos por 75% de água. Se não há água, há dor.

Saber conter a quantidade de idas à casa de banho pode ser um verdadeiro talento em várias situações, mas se isso acontecer pela falta de ingestão de água, vão reparar que a vossa urina é mais escura e mais... digamos fragrante! Urina mais escura normalmente acontece uma vez por dia: depois de acordar de uma repousante noite de sono. Se isto vos acontece ao durante o dia, lembrem-se de ter uma garrafa de água ao vosso lado e de irem com uma regularidade aceitável à casa de banho.

Ter a boca ressequida também é um clássico que é muitas vezes ignorado ou por estar calor, ou por estarmos em ambientes climatizados... a solução é simples: água!

Agora que já vos dei o vosso sermão anual - não de Santo António aos Peixes, mas quase - invistam numa garrafa de água reutilizável e mantenham esses níveis de água em valores saudáveis. Para quem não gosta mesmo, juntar fruta, ou fazer com chás são boas alternativas. Mal não faz e o corpo agradece!


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