5 exercícios para alongar e aliviar tensão

Todos conhecemos aquela sensação de desconforto de quando os músculos estão contraídos ou simplesmente parece que as articulações estão “presas” e muitas vezes estaa sensação pode durar horas e dias. 

Quer sejam motivados por stress, exercício físico ou simplesmente por uma crise de fibromialgia, os músculos tendem a ficar contraídos, provocando dor e restrição do movimento. Nessas alturas há que tentar com calma, alongar e fazer certos movimentos para o corpo se "rearranjar" e voltar ao seu estado normal e de equilíbrio. Essencial é também não esquecer de afastar os ombros das orelhas. Infelizmente temos a tendência de andar sempre tensos e contraídos e a zona dos ombros e omoplatas é das que mais sofre. Só dei conta disto quando entrei para o Pilates! Desde esse dia tenho uma vozinha na consciência a dizer: Afasta os ombros das orelhas! 

Como estas dores começam a ser uma constante comigo, decidi partilhar os exercícios que eu faço e que me ajudam a (tentar) voltar ao normal.

1- Cobra

Esta posição ajuda-me maioritariamente na zona lombar, estalando por vezes a coluna. Os estalos podem assustar, mas sente-se um alívio e aumento de mobilidade imediatos. Atenção: este exercício deve ser feito devagar e com a respiração controlada. Nada de deixar de respirar! Estamos a tentar melhorar o estado do nosso organismo, há que fazê-lo com amor.

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2- Borboleta

Faço este exercício para libertar tensão na zonas das virilhas e da zona onde as pernas se encaixam na anca. Por vezes tenho esta zona completamente “entalada” e só assim consigo estalar (com segurança) e fazê-la voltar ao normal. Mais uma vez, abanar  as pernas para cima e para baixo, de vagar, até ser confortável. 

a borboleta

3- Gato

Outro exercício para a coluna, especialmente para zona torácica e lombar. Lentamente, vai-se subindo a coluna, encostando o umbigo à mesma, formando uma curva. Este exercício ajuda a aliviar a pressão na coluna e da posição que mantemos durante muitas horas, com quando estamos sentadas ao computador.

Para complementar este exercício pode fazer precisamente o oposto: colocar a coluna para dentro e espetar o umbigo para fora, formando um "U" com a coluna. 

O gato

4- O arado

Ainda não ótima nisto (ahah) nem sequer consigo esticar as pernas, mas esta posição ajuda a libertar tensão (chegando até a estalar) a zona posterior da lombar. Como tenho a coluna com uma curvatura extra nesta zona, este exercício obriga a coluna a fazer o movimento oposto, ajudando a relaxar a musculatura da zona. Se tiveres medo de cair para trás, controla o movimento da coluna com ajuda das suas mãos na zona lombar. 

O arado

5- Cócoras

Outro exercício espetacular para alivar tensão na coluna e na zona da anca. Mexa-se devagar e rode a cintura nesta posição. Vais ficar melhor que nova.

Deixa cair os braços e o pescoço e relaxa, enquanto gentilmente te abanas. 

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Digam-me se gostaram e que exercícios/posições costumam fazer para relaxar e aliviar tensão!


 
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Sara Canhoto, tem 23 anos, vive em Mafra e é responsável pelo blog Healthy Food & Me há cerca de um ano. É vegan e tem Fibromialgia. Adora experimentar receitas novas e ir ao ginásio. Segue a Sara na sua página do Facebook e no seu Instagram.