#WomenInTech: Joana Araújo

O Peachy, em parceria com a Portuguese Women in Tech, vai apresentar-vos algumas figuras ligadas ao ramo da tecnologia, com o objectivo de sensibilizar o público em geral para a forma como estas mulheres estão a mudar o panorama nacional através da sua participação na criação de start-ups, novos modelos de negócio, empresas de relevo internacional e com a sua actividade, abrindo caminho no estrangeiro para todas nós. Para ler o artigo original, em inglês, clique aqui.

Image.png

Joana Araújo

Perfil

  • Tempo na área: 5 anos
  • Posição actual: Software Quality Assurance Test Engineer na Becker Professional Education
  • Local de Origem: Porto

 

 

  • De onde vens e o como chegaste aqui?

Nasci numa pequena aldeia no Porto e aos 17 anos fui estudar Engenharia de Informática e Instrumentação Médica no Instituto Superior de Engenharia. Eu estava trabalhando em T.I.s (Tecnologias de Informação) aplicadas à Radiologia e Cardiologia, mas eu mudei de área o e agora estou a trabalhar em Software Testing.

  • Fala-me do teu trabalho e o que fazes neste momento.

Hoje em dia, estou a trabalhar na Becker Professional Education, como Software Quality Assurance Test Engineer. Testo apps manualmente e crio scripts  para executar o teste automaticamente. Agora estou a prepar o lançamento de um novo projeto.

  • Qual a parte do trabalho que fazes que mais gostas?

A interação entre todas as equipas que um projeto de T.I. precisa.

  • Como consideras que o teu background e conhecimento influenciaram a abordagem que tens com o teu trabalho na indústria da tecnologia portuguesa?

Eu tenho uma formação em T.I., todo meu conhecimento é baseado no desenvolvimento de programas e plataformas. A melhor maneira de testar uma aplicação é conhecer perfeitamente a sua essência.

leituras-verao-billboard
  • Que conselho darias a jovens mulheres que querem entrar para o sector da tecnologia e não sabem por onde começar?

Sejam pacientes e prestem atenção a tudo. O melhor e o pior que observarem, fica retido na cabeça para aprender o que devem (ou não) fazer.

  • Guia-me num dia teu como mulher portuguesa no mundo da tecnologia.

Eu acordo com dificuldade: meu alarme toca às 7h20 para me levantar às 8h. Eu não sou uma pessoa matutina. Verifico o meu telefone para ver mensagens, e-mails, skype, facebook ... Tomo banho, preparo café da manhã, etc. ... Eu começo a trabalhar às 9h30. Começo a olhar para o dashboard para ver o que falta para verificar. Reúno-me com a equipa de desenvolvimento caso seja necessário e comece a testar eventuais problemas de software. Ao fim do dia (17h30), eu começo com reuniões com minha equipa nos EUA. Eu mantenho-os ao corrente do meu trabalho diário. Eles enviar-e-ão informaçãos para a minha manhã seguinte :)

  • Qual foi o melhor conselho que alguma vez recebeste?

Se fizeres o teu trabalho o melhor que puderes, ninguém terá nada contra ti.

  • Que Apps/Software/Ferramentas é que já não conseguias viver sem?

Whatsapp e iMessage.

  • Mais alguma coisa que você queira partilhar?

Sejam felizes :D