#Viagens: Palm Springs

 
 

The city

Palm Springs localiza-se no estado da Califórnia, no extremo oeste dos Estados Unidos da America (EUA), um dos maiores e mais populosos. O seu nickname, Golden State (cada um dos estados americanos tem um), deve-se à descoberta de ouro no rio Sacramento no ano de 1848. Milhares de pessoas deslocaram-se até lá com a esperança de se tornarem ricos e anos mais tarde muitos mais deslocaram-se até lá para serem famosos.

Palm Springs é um oásis de luxo com quase 200 anos de história, no meio do que é essencialmente um grande deserto. A cidade localiza-se numa imensa planície rodeada de quase todos os lados por montanhas. O clima é desértico, existindo sol quase todo o ano e pouca precipitação, o que torna este local muito procurado para visitar e para morar. É uma cidade elegante, com ruas quase sempre retas e com imensas palmeiras. Para sentir o clima de luxo que se vive na cidade, basta ficar alojado numa das maravilhosas villas que por lá existem.

Este oásis, relativamente próximo de Hollywood, foi e é o refúgio perfeito para celebridades, tais como Frank Sinatra, Marilyn Monroe ou Leonardo DiCaprio. Os nomes das ruas adoptaram o nome de muitos desses famosos, existindo por isso ruas como a Frank Sinatra Drive ou a Elvis Honeymoon Hideway. Sim, foi aqui que ele passou a sua lua-de-mel!

Com a descoberta e desenvolvimento de Palm Springs, vários arquitetos construiram casas modernas, inspiradas no ambiente de deserto da cidade. Atualmente existem 75 edificações do que é designado de modernismo do deserto. É um deslumbre.

Vale muito a pena visitar este oásis do deserto californiano… Em qualquer altura do ano, em especial se já estiverem a fazer planos para ir a Coachella – este ano de 13 a 22 de Abril. Se não conseguires ir, clica aqui para o Spotify criar a tua playlist personalizada de Coachella baseada nos teus gostos.

 
  A Casa de Frank Sinatra, foto © Luxury Retreats

A Casa de Frank Sinatra, foto © Luxury Retreats

 

O que fazer

Aerial Tramway e San Jacinto State Park

A principal atração de Palm Springs é o Aerial Tramway, que sobe ao Monte San Jacinto. Este teleférico rotativo permite realizar uma calma viagem de quatro kilómetros que dura cerca de dez minutos. A paisagem durante o percurso é sublime. O teleférico permite ter um panorama a 360º sobre Coachella Valley.

Foi o engenheiro Francis Crocker que em 1935 teve a ideia de construir algo que possibilitasse sair do calor de Palm Springs e chegar rapidamente ao clima fresco das montanhas. Alguns anos mais tarde (em 1963) e após vinte seis meses de construção, foi inuagurado o maior teleférico rotativo do mundo.

 
  O pôr do sol visto do Aerial Tramway. Foto do Facebook do Aerial Tramway

O pôr do sol visto do Aerial Tramway. Foto do Facebook do Aerial Tramway

 

Mas além da paisagem de tirar o fôlego que podemos contemplar no percurso, e a que existe quando o teleférico nos deixa a 2500 metros de altitude, uma outra forte razão para fazer este percurso é o San Jacinto State Park, um parque com aproximadamente 5700 hectares, 86 km de trilhas, área de merendas, zonas para acampar e vários espaços para atividades de inverno. Neste parque passa um dos mais famosos percursos, o Pacific Crest Trail, que se estende desde a fronteira dos EUA com o México até ao Canadá, paralelamente à costa com o Oceano Pacífico.

Coachella Valley Preserve

Palm Springs encontra-se inserida no Coachella Valley, sendo a principal cidade desta área protegida que se estende por 72 km. Anualmente ocorre neste vale o já referido Cachoella Valley Music and Arts Festival, um dos mais importantes do mundo.

Das várias atrações deste vale a que se destaca é a Coachella Valley Preserve, o habitat de um lagarto único no mundo. A reserva tem mais de 6000 hectares e localiza-se a 27 kilómetros de Palm Springs. Além do pequeno réptil, na reserva existe um magnífico oásis com 1000 palmeiras, várias trilhas para realizar percursos a pé e locais para merendas.

 Joshua Tree National Park

A uma distância de 50 minutos de Palm Springs, encontra-se o Joshua Tree National Park. Nesta área desértica existe um cacto designado Joshua, que é autoctone deste local.

O parque tem quase 324000 hectares e abrange dois desertos, sendo possível encontrar uma enorme diversidade de animais e plantas, além da mais conhecida e que lhe dá nome. É um local fantástico para caminhar, fazer escalada, observar pássaros ou andar de bicicleta.

  Joshua Tree National Park, foto © Great Outdoors LA

Joshua Tree National Park, foto © Great Outdoors LA

Indians Canyon

Os Indian Canyons são uma região sagrada para os antigos indígenas de Palm Springs, os Índios Cahuilla. Este povo estabeleceu-se neste local com maravilhosas palmeiras e formações rochosas imponentes, água abundante e várias plantas e animais há séculos atrás. Ainda é possível observar as ruínas da sociedade indígena e da sua forma de vida.

Nesta região existem quase 100 kilómetros de trilhas, com diferentes graus de dificuldade, o que possibilita que qualquer visitante possa fazer pelo menos um percurso. A beleza natural e o interesse histórico são boas razões para uma visita.

Art Museum

Palm Springs é conhecido por ser um destino elegante, mais procurado para ter férias de luxo, jogar golf e apanhar sol na piscina quase todo o ano. Mas nesta cidade podemos também encontrar museus fantásticos, dedicados a temas bem diferentes uns dos outros.

O que destaco é o Art Museum, que foi inaugurado em 1938 focado no ambiente do deserto e nos nativos da região. Atualmente dedica-se de igual forma à cultura indígena e à arte contemporânea. Para os amantes de arte é um local imperdível. No Teatro Annenberg que se encontra inserido no edifício decorrem vários espetáculos de música ou teatro.

Mais recentemente abriu o Art Museum Palm Desert, a cerca de 20 km do de Palm Springs.

VillageFest e Palm Canyon Drive

A Palm Canyon Drive é a principal artéria de downtown e onde se localizam inúmeros museus, vários tipos de restaurantes e lojas. É por isso uma boa forma de começar a explorar Palm Springs.

Todas as quintas-feiras à noite é nesta rua que ocorre o VillageFest, um evento que recebe milhares de pessoas. Após Palm Canyon Drive encerrar ao trânsito, são montadas dezenas de bancas de ambos os lados da rua. É vendida comida, peças de artesanato e realizam-se vários tipos de espetáculos de entertenimento nesta magnífica feira de rua.

Edifícios do Modernismo do deserto (House of Tomorrow)

É na cidade de Palm Springs onde se encontra a maior parte da arquitetura e design moderno do meio do século. Cerca de dez arquitetos visionários deram origem ao movimento que é atualmente designado de Modernismo do Deserto. Em 2006 Palm Springs foi nomeada como um destino de turismo cultural para arquitetura e atualmente existem várias organizações dedicadas em exclusivo a esse tema.

 
10-Things-to-Do-in-Palm-Springs-That-Will-Make-Great-Insta-Stories_4.jpg
 

Para conhecer melhor este movimento e os edifícios mais importantes, existem passeios que se realizam durante todo o ano. O edifício que se destaca é a House of Tomorrow, construída em 1960 por Robert Alexander para a sua família. Mas o que realmente a tornou famosa foi o facto de Elvis Presley, o rei do Rock and Roll, a ter alugado durante um ano, tempo durante o qual também passou a sua lua-de-mel.

Walk of stars

No ano de 1992 foi criada em Palm Springs o Walk of Stars, que pretende homenagear as personalidades que viveram na cidade e que de alguma forma tenham contribuido para o seu reconhecimento.

Há estrelas dedicadas a presidentes dos EUA, personalidades mundo do espetáculo e à ação cívica, músicos, entre muitos outros.

 
  O famoso Saguaro Hotel, ou Rainbow Hotel como é mais conhecido nas redes sociais. Foto © Tablet Hotels

O famoso Saguaro Hotel, ou Rainbow Hotel como é mais conhecido nas redes sociais. Foto © Tablet Hotels

 

 
Catarina Lourenço.png

Catarina é uma blogger de viagens a tempo inteiro, com uma curiosidade insaciável em perceber o que vê. Para ela viajar é mais do que tirar umas fotos! Segue as Aventuras de Catarina no seu Site, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube.

CityPack - www.wook.pt