Como voltar a dar atenção aos objetivos

 

Temos tendência a esquecer aquilo que desejamos intimamente. Querer escrever um livro, fazer uma tatuagem ou um retiro espiritual são alguns dos objectivos de muitas jovens. Se és daquelas que começa o ano a escrever os objectivos mas chega Dezembro e entras em colapso porque percebes que nem um realizaste, este artigo é para ti.

 

Reescrever os objectivos

Não os deixes na tua cabeça. Escreve num papel, num diário ou até no memo no frigorífico. Mantêm-nos visíveis. Para quê? Para te lembrares todos os dias que são para cumprir, tal como os objectivos que criaste na passagem de ano. Se for preciso, reescreve e reformula. Deixa os objectivos ganharem vida.

 

Analisar

O que está a falhar? Porque é que ainda não os realizaste? É verdade que as coisas levam tempo, mas se decidiste que era este ano, então vai ser este ano. Se for algo a longo prazo, o melhor será estender a validade do objectivo. Mas se tens metas a cumprir e se são de fácil resolução, porquê complicar? Tira 5 minutos do teu dia e analisa: o que estás a fazer mal? Estás a gastar tempo a mais em algo supérfluo? Há algum tipo de distracção?

 

Remover distracções e manter o foco

Não fiques a ver os outros a alcançar o topo. Sem darmos conta, há pequenas distracções que nos tiram tempo, tempo esse que poderia ser utilizado noutras coisas.

Nem todos temos a mesma concentração mas se não te focares será mais complicado cumprir o objectivo.

 

Planear

Organiza-te e vais ver que tudo será mais fácil. Cria um plano e segue-o à risca. Seja uma viagem ou idas ao ginásio, toca a organizar e estabelecer uma ordem. Se estás a pensar em viajar mas a nível económico a coisa está negra, então cria um plano de poupança. Se queres ir ao ginásio mas a preguiça fala mais alto, então cria um horário fixo ou mentaliza-te: tenho de fazer 20 treinos por mês até ao final do ano.

 

Não desistir

Como diria o sábio Freddie Mercury: no time for losers, por isso não sejas preguiçosa e não deixes que o medo te vença. A tua finalidade é acabar o ano com um sorriso nos lábios e estar satisfeita com o feito. Se não conseguires, não desesperes: tens sempre um novo ano pela frente e 2018 pode ser a oportunidade perfeita para ti.