Happy Bicycle, Happy Life

 
 
 

  1. A aceleração de andar de baloiço
  2. Estar a ler na praia e sentir uma brisa quente no corpo
  3. Andar de bicicleta

Estas são provavelmente as minhas coisas preferidas de quando era criança. Duas delas nunca o deixaram de o ser, mas com o meu crescimento (não muito) e a vida (real) pelo meio, andar de bicicleta com frequência deixou de ser uma delas.

Não desesperem, porque há dois meses atrás encontrei a bicicleta dos meus sonhos: é a versão adulta da minha bicicleta de criança, com cestinho e campainha incluídos e com upgrades sérios como mudanças. Sim, eu sei, mudanças numa bicicleta abriu todo um novo mundo de colinas e subidas em geral para mim.

As pessoas dizem que “é como andar de bicicleta, nunca nos esquecemos”, mas voltar a pôr o pé no pedal foi o mais pequeno dos meus problemas. A verdade é que como adulta nunca tinha pensado em coisas como a altura do selim, a altura do guiador, a distância dos pedais, com que pé arrancar... podia ficar aqui a tarde toda a fazer uma lista de tudo o que aprendi nestes últimos meses, mas posso simplesmente facilitar-vos a vida e dirigir-vos a quem sabe. E foi assim, com o vento entre os braços e o corpo e pernas doridas de andar às voltas, que descobri a Happy Bicycle.

A Happy Bicycle é uma loja online – um verdadeiro empório de tudo o que é bicicleta – e uma Oficina ao Domicílio. Se soubesse desta última parte e dos serviços de restauro que eles fazem, talvez tivesse reutilizado a minha bicicleta de “criança” – meço 1,57 m, a minha bicicleta antiga era provavelmente ainda ideal para o meu tamanho.

 
 

A marca foi fundada por amigos: a Helga e o Miguel, que são ambos designers e fãs de bicicletas. Com o regresso do interesse pelas bicicletas e com a emergência de produtos cada vez mais criativos para as mesmas, a sua paixão por design e bicicletas tinha finalmente encontrado um ponto em comum. Começaram em 2013 com a loja online, um lugar onde poderiam encontrar todos esses produtos interessantes, e onde se pudesse mostrar o que se faz em Portugal, onde as pequenas empresas artesanais que criam esses produtos pudessem estar também reunidas.

Voltando ao nome do projecto, o lema da empresa é “A sua bicicleta é feliz? Ofereça-lhe uma prenda!”, daí a ideia de escolher Happy Bicycle. Além disso, de forma mais geral, este projecto inspira pessoas sedentárias como eu a adoptar a bicicleta como meio de transporte primordial para as suas deslocações diárias. Eu ainda vou de carro para o escritório, mas nada bate uma ida em grupo a uma geladaria, em cima das respectivas bicicletas.

 
 

Quanto ao Serviço de Oficina, para já está apenas disponível em Lisboa e apresenta três ofertas:

  • Oficina ao domicílio: disponibilizam um alargado leque de serviços e pacotes de manutenção, do mais simples ao mais completo, de manutenção/reparação para garantir o bom funcionamento da bicicleta;
  • Recuperação/Restauro: serviço mais profundo, para dar nova vida a bicicletas paradas, estragadas ou mais antigas.
  • Apoio à loja: para instalação ou montagem dos artigos comprados na loja online.

Está na hora de tirarem a vossa bicicleta da garagem e partir à aventura!

 
 A minha bicicleta: MBM Boulevard... O Cestinho de vime é uma carteira minha!

A minha bicicleta: MBM Boulevard... O Cestinho de vime é uma carteira minha!

 

Para mais informação sobre os serviços de oficina, basta entrar em contacto, via e-mail ou telefone, se possível enviando já algumas fotografias do que se pretende, e de seguida é agendada uma visita na morada indicada.

Se for um arranjo rápido será efectuado nessa mesma visita, se for uma situação mais complicada ou se for um restauro, a Happy Bicycle leva a bicicleta e arranja-a nas suas instalações. Posteriormente será devolvida no domicílio.

Este serviço está disponível de 2ª a 6ª das 10h ás 18h, sendo possível agendar serviços noutros horários mediante consulta.