#NoRadar: Meia Dúzia

 
 

Às vezes dou por mim, num daqueles momentos entre inspiração profunda e pausa cerebral, a contemplar a cor dos frutos e a pensar como seria se pudesse copiar directamente a cor e usá-la na vida real... A equipa da Meia Dúzia teve mais ou menos a mesma ideia, mas em vez de capturar as cores de frutos para pintar, decidiram capturar os sabores em tubos de pintura. É como os guaches que usávamos na escola, mas deliciosos!

A sua paleta de sabores (e cores) vão desde o amarelo da pêra, o verde da maçã ou os tons azulados do mirtilo, e são o resultado do desenvolvimento de experiências de sabor do melhor que Portugal tem para oferecer: frutas de Denominação de Origem Protegida (DOP) ou de Indicação Geográfica Protegida (IGP), ou mesmo vinhos portugueses como os do Porto e da Madeira, misturados com ervas aromáticas biológicas, especiarias, cacau de São Tomé... Só de ler a descrição fico com água na boca!

Não podemos deixar de falar também na inovação que a Meia Dúzia traz com os métodos de produção e o controlo de qualidade que utilizam no desenvolvimento dos seus produtos. É de realçar que algumas matérias-primas são biológicas, e que ao contrário de muitos produtos semelhantes, a Meia Dúzia utiliza menos cerca de 30% de açúcar que a concorrência, e que toda a fruta utilizada é fresca e de época. Mas mais importante ainda é o facto de todos os seus produtos serem feitos à mão, promovendo também a continuação de técnicas que com a modernização se viram em risco de desaparecer. O segredo está na forma como a tradição abraça a inovação.

E de facto se a ideia era surpreender-nos com experiências únicas e explosões (literais) de sabor (que depois de alguma pesquisa, descobrir ser a missão da Meia Dúzia), só tenho a dizer: Missão Cumprida!

Além dos originais tubos de sabores, a Meia Dúzia produz também doces de fruta, chocolates, mel, chás e licores cuja originalidade e versatilidade foram alvo de reconhecimento a nível Internacional, com a atribuição do primeiro prémio no Salón Gourmet de Madrid (2014), entre outros. Por isso deixem-se inspirar e levem a inovação convosco para todo o lado, divirtam-se com sabores inesperados, e ofereçam tubos de sabores deliciosos a quem mais gostam!

Para mais informações sobre os produtos cliquem aqui e para encontrar um ponto de venda, cliquem aqui! ... E caso não estejam muito inspiradas, a Meia Dúzia tem um blog que eu descrevo apenas como food porn!