#BeautyBeyondSize

 
Image-1.png

No outro dia, enquanto andava a pôr as minhas leituras online em dia, abri o blog da Sónia Rodrigues Pinto, "SHE WRITES", e fiquei muito contente quando vi o post intitulado "BEAUTY BEYOND SIZE // A SELF-LOVE PROJECT". Imediatamente, li o post de início ao fim e dei por mim a sorrir!

O conceito Beauty Beyond Size não é um conceito novo, tal como a Sónia nos diz. Se alguma vez já pesquisaram este tema online, conhecerão, de certeza, a Ashley Graham (@theashleygraham), a modelo, autora e "body activist" que defende a dissociação de medidas e tamanhos do conceito de beleza. O seu percurso de sucesso enquanto modelo ajudou muito na divulgação do seu projeto #BeautyBeyondSize e na expansão da definição de Beleza que inclui todas as pessoas, com as mais variadas características, e que se baseia na autoaceitação e amor-próprio.

Mas o que me fez mais feliz não foi a divulgação deste movimento no blog da Sónia; foi a forma como ela, identificando-se como seguidora do movimento, se compromete a ser "uma pequena ajuda que chega a Portugal". Gosto muito da ideia de ter alguém que seja mais próximo de nós e que nos incentive a defender os ideais do projeto - quase como uma embaixadora, digamos. A blogger partilha connosco o desafio : "Partilhem-se uns aos outros, por favor. Não com o objetivo de ganharem seguidores mas de se apoiarem uns aos outros nesta caminhada pelo amor. Eu, enquanto uma das bloggers que começou a desafiar outros bloggers, vou estar aqui para isso mesmo. Mesmo sem nunca ter falado com ela, a Ashley Graham fez-me sentir um bocadinho melhor em relação ao meu corpo. Também quero isso para todos vocês.". Ela frisa ainda que este não é desafio para um tipo de pessoas apenas; pode e deve aplicar-se a todas e a todos nós! "Porque a verdadeira noção de beleza é uma que pertence a todos. "

Há apenas um pequeno detalhe que eu gostava de poder mudar! A Sónia diz-nos: "E obviamente que não espero que alguém ultrapasse a falta de autoestima e outros problemas com este projeto. O que eu espero, do fundo do meu coração, é que vos ajude naquilo que vocês precisarem. Seja em motivação, aceitação, força, amor, felicidade - tudo o que for necessário."

Como mulher que se identifica muito com este movimento, gostava de me juntar à Sónia e a todos aqueles e aquelas que também se quiserem juntar a este desafio, em Portugal e no mundo, com o objetivo de fazer o #BeautyBeyondSize crescer e tornar-se capaz de influenciar e moldar realmente a sociedade. Vamos, então, lutar por este objetivo? Vamos "amarmo-nos sem restrições, julgamentos ou comentários negativos"? Vamos "espalhar a nossa pegada de aceitação, partilhar o amor que temos pelo nosso corpo (ou a luta ao construir esse amor ao longo dos anos) e, com muita esperança, esperar que esse amor chegue a quem mais precisa dele"? 

Image-2-1.png