O (mini) Guia Peachy para... Te refrescares em tempo abrasador - Parte 2

 

Com as temperaturas a escalar e o calor a ser, muitas vezes, perto de insuportável, convém estarmos prevenidas e sabermos como nos refrescar! Mas o que te mostraremos aqui nesta segunda parte do nosso Guia não são as dicas óbvias e que fazem parte do senso comum! Andamos a fazer alguma pesquisa e descobrimos alguns truques que te podem ajudar a sobreviver aos dias (e noites) mais quentes do Verão!

O (mini) Guia Peachy para... Refrescar-se em tempo abrasador - Parte 2

  1. Evitar (ou, pelo menos, tentar reduzir) a cafeína e o álcool já que ambos promovem a desidratação! Experimenta fazer uma limonada fresca ou uns cocktails de fruta (sem álcool, obviamente) bem fresquinhos. Aproveita a fruta da época, junta-lhe um pouco de gengibre, umas folhas de hortelã, umas rodelas de lima e, claro, uns quantos cubos de gelo! Asseguramos que vais ter uma bebida refrescante e saudável para te dar um boost de energia ou para servires aos teus amigos após um belo jantar de verão!
  2. Usar a botija de água quente para te arrefeceres durante a noite. Sim, a botija de água quente! Mas, em vez da água a ferver, enche-a de água fria, coloca-a no congelador durante umas horas e leva-a contigo quanto fores dormir!
  3. Improvisar um sistema de ar condicionado. Se achas que a ventoinha não tem grande efeito porque não faz mais do que circular o ar quente do quarto, experimenta colocar uma taça rasa ou uma assadeira cheia de gelo mesmo em frente da ventoinha. Ao derreter, o gelo irá assegurar que o ar movido será muito mais fresco!
  4. Escolher pontos estratégicos. Se estás desesperado para te refrescares o mais rápido possível, tenta aplicar algo fresco, como sacos com gelo, em pontos estratégicos do corpo. Estes pontos são os chamados "pontos de pulso", ou seja, os locais à superfície do corpo onde as pulsações arteriais podem ser facilmente palpadas, e são os pulsos, pescoço, cotovelos, virilha, tornozelos e a parte de trás dos joelhos. Também é uma boa ideia colocar os pés em água fria, já que os pés também têm muitos destes "pontos de pulso".
  5. Secar a roupa acabada de lavar e refrescar o quarto ao mesmo tempo! Uma alternativa à dica 3, é pendurar roupa molhada em frente a uma janela aberta. A brisa que entra pela janela irá ficar bem mais fresquinha, ao passar pela roupa húmida!
  6. Usar grãos, como arroz ou trigo, não só para cozinhar! Estes grãos não absorvem calor como o algodão, por exemplo. Por isso são ideias para "rechear" uma almofada, por exemplo. Também podem colocá-los numa meia que, depois de uma ou duas horinhas no congelador, servirá como uma excelente compressa fria para ajudar a adormecer em noites muito quentes. A compressa ficará fria durante cerca de 30 minutos, tempo que chegue para aterrar no vale dos lençóis!