Os benefícios do Mel

 

Mel: Produto que acompanha a espécie humana desde os seus tempos mais remotos. Em época estival, falar de algo doce pode parecer quase heresia, mas os benefícios do mel, quer enquanto alimento quer enquanto remédio natural, são inúmeros. 

Sabiam que o mel é um dos mais conhecidos substitutos do açúcar branco? A razão para isso está no facto de que a sua composição nutricional, em relação ao açúcar branco (que são apenas "calorias vazias"), apresentar mais variedades de carbohidratos - e não apenas frutose e glicose -, e possuir certas vitaminas e minerais (cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio,...). Tendo em conta que fazem ambos parte do grupo dos açúcares e que é, na mesma, necessário limitar a sua ingestão, é preferível optar pelo mel, em vez do típico açúcar refinado, que é também um produto muito mais processado. De facto, certos tipos de mel ajudam até a regular os níveis de açúcar do sangue e, como o mel é mais doce, o mais provável é acabarmos por precisar de uma menor quantidade para obter o mesmo grau de doçura! Percebe-se assim o porquê de o mel poder ajudar na perda e controlo do peso.

A sua composição em vitaminas e minerais tem também efeitos benéficos no sistema imunitário. Não é por acaso que se aconselha a quem esteja com tosse ou dores de garganta, a usar o mel para ajudar no tratamento. Além disso, diz-se também que tomar um copo de água morna com 1 colher de mel diariamente, potencia este efeito, principalmente se em conjunto com canela e limão. A ingestão de mel está ainda associada a uma redução do risco de problemas cardiovasculares, incluindo o risco de ataque cardíaco, e do risco de certos tipos de cancro, devido ao conteúdo de flavonóides que possui. 

Também interessantes são os diversos usos "externos" do mel. Está provado que a aplicação cutânea de mel acelera a cicatrização de ferimentos, mostrando-se tão eficaz como alguns tratamentos mais convencionais. Também ajuda no tratamento de queimaduras e do acne, sendo um potente hidratante e calmante para a pele. Não é, por isso, de estranhar que se façam máscaras hidratantes ou exfoliantes e que estas contribuam para uma pele hidratada, limpa, sem manchas e saudável!

A lista de benefícios continua e continua...

Talvez por isso, a BeeSweet se tenha dedicado a colocar no mercado produtos inovadores que enaltecem todos estes poderes naturais do mel! A empresa, além de muitas dicas, conselhos e receitas caseiras, comercializa o Mel Aromatizado Beesweet - "um Mel Cru obtido através de processos artesanais, com temperaturas saudáveis, permitindo manter todas as características de um mel 100% natural!". Além disto, acrescenta uma notável missão social e ambiental ao seu projeto e assume o papel de empresa B CORP, unindo-se ao "movimento global de empreendedores que pretendem utilizar os seus negócios não apenas para gerar lucros para os seus acionistas, mas para todas as partes interessadas das suas empresas, nomeadamente Colaboradores, Comunidade e Ambiente".

Se têm curiosidade sobre como usar mel na vossa vida, consultem o site da BeeSweet, ou fiquem atentos às receitas BeeSweet aqui no Peachy! É um verdadeiro exemplo de uma marca portuguesa em expansão e com potencial extremo!

"A Beesweet é mais que Mel porque a nossa Missão é a de nos estabelecermos como a principal fornecedora de mel premium no mundo, preservando sempre os seus princípios puros de à medida que crescemos."