Uma aventura com.... a IZY Bag!

 
 
 

Todas as pessoas que frequentam ou algum dia frequentaram a minha casa sabem que não sou nada prendada para a culinária, que sou muito esquisita a comer e que raramente saio da minha zona de conforto, quer a experimentar pratos com ingredientes muito diferentes quer a cozinhar eu própria. Como fiz a faculdade noutra cidade, comecei a morar sozinha aos 17 anos, e isso implicou obviamente aprender a confecionar (ou a desenrascar) o básico. Há um prato que domino - Carbonara, mas tirando esse prato em concreto nunca me entusiasmei com o meu talento a cozinhar mais nenhum. 

Quando me falaram a primeira vez da IZY Bag afirmei imediatamente que eu não seria a pessoa certa para experimentar nem para escrever sobre o assunto - o mais provável era eu acabar por estragar imensa comida ou deixar o micro-ondas a deitar fumo. E ainda bem que recusei, porque a Sofia Cunha fez um artigo fantástico sobre esta bolsa para cozinhar, que inclui até uma receita que ela própria experimentou. Mas, e porque sou sobretudo um ser mega curioso, confesso que fiquei de olho nesta bolsa e quando comecei a ver várias receitas da Diana (como esta ou esta) não resisti e perguntei-lhe se realmente funcionava e se o resultado era bom. A Diana voltou a desafiar-me a experimentar e convenceu-me que a IZY seria a minha nova melhor amiga porque me permitira cozinhar super bem com pouco esforço e em pouco tempo, e eu decidi mesmo experimentar. E esta é a história de como chegamos até este ponto, minhas caras! A história de alguém que se julga muito pouco prendada a cozinhar e que decidiu experimentar este novo método!

A IZY Bag é uma bolsinha que vos permite cozinhar alimentos no micro-ondas. Para a utilizar, devem colocar os alimentos num pírex, vedar com película aderente, fazer um furo em cada extremidade e colocar dentro da vossa IZY Bag. Depois é só inserir no micro-ondas na temperatura mais elevada e selecionar os minutos, que variam consoante a receita. Em pouco tempo conseguem confecionar pratos deliciosos sem sujar muita louça e podem fazer outras tarefas entretanto. 

Demorei algum tempo até começar a minha aventura com a IZY Bag - eu sou mesmo preguiçosa nestas coisas de cozinhar, mas agora que comecei comprometo-me a partilhar com vocês algumas receitas que for experimentando (algumas retiradas diretamente das redes sociais da IZY, que poderão ver aqui e aqui) e a contar-vos tudo sobre esta nova experiência da perspetiva de quem não é nenhuma pró na cozinha. Espero que este mini guia de sobrevivência culinária através da IZY vos seja útil, e peço-vos que me deixem o vosso feedback e sugestões! 

Vamos começar?

 

Receita de Bolo de Chocolate da Caneca

 

Fui apresentada ao tradicional bolo da caneca por uma amiga (as minhas amigas são fantásticas, sim!) numa daquelas noites de estudo e conversa em que estás desesperada por algo doce, já acabaste com todo o chocolate existente na dispensa e não está nada aberto para poderes repor o stock. O bolo da caneca é chamado assim por ser feito numa caneca, e a sua mais-valia é que não exige demasiados ingredientes, é feito micro-ondas e em menos de 5 minutos está pronto (e saboroso!) para degustar. Já por várias vezes experimentei receitas deste bolo, mas nem sempre calharam bem, por isso decidi recorrer à IZY para ver se desta vez calhava melhor e se o bolo ficava ainda mais saboroso (optei por não o fazer numa caneca desta vez, mas antes num recipiente de vidro). E olhem que o resultado final foi muito melhor do que esperava! 

 
 

 

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de Óleo
  • 4 colheres de sopa de Leite
  • 3 colheres de sopa de Açúcar
  • 3 colheres de sopa de Chocolate em Pó 
  • 4 colheres de sopa de Farinha de trigo
  • 1 IZY Bag

Preparação:

  • Numa taça/caneca/recipiente de vidro, junte o ovo e as 3 colheres de óleo, e comece a mexer.

  • De seguida, adicione o leite, o açúcar e o chocolate em pó. Mexa bem até incorporar todos os ingredientes.
  • Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo, continuando a mexer até obter uma mistura homogénea.
  • Depois, vede o recipiente com película aderente e faça um furo em cada extremidade. Coloque o recipiente na sua IZY Bag e leve ao micro-ondas durante 4 minutos, na potência máxima.
  • Retire do micro-ondas, tire a película aderente et voilá, está pronto a servir. 

Pessoalmente, optei por não juntar fermento ao bolo, mas se desejar que ele cresça pode fazê-lo acrescentando 1/2 colher de chá de Fermento em Pó depois de juntar a farinha. Quem não gostar de bolos mais secos ou simplesmente preferir, pode acrescentar uma calda de chocolate (para fazer uma calda de chocolate, basta juntar chocolate em pó e leite, e levar ao lume até obter uma mistura homogénea e cremosa). Como estava sem grande tempo e porque prefiro o bolo mais seco, optei por não o fazer desta vez, mas acreditem que com a calda fica ainda melhor! 

 

Espero que gostem desta receita super rápida e fácil de fazer, ideal para quem recebe visitas inesperadas ou simplesmente quando nos apetece algo mais doce! A IZY Bag é uma aliada de peso nestas horas, não só na confeção deste género de sobremesa, como também no que toca a refeições propriamente ditas. Em breve vou partilhar com vocês mais receitas à medida que for experimentando, mas se quiserem que eu experimente alguma receita em concreto digam-me e se precisarem que explique melhor como estou a usar a IZY também.