Pôr fim às noites em branco

 

Nem todas temos o poder de ser a Bela Adormecida e há dias em que o sono teima em não aparecer, tendo consequências devastadoras na manhã seguinte (aka modo zombie). Os sobressaltos, os barulhos e até mesmo os pesadelos são imprevisíveis, mas o que podemos fazer para evitar as insónias?

Levantar da Cama

Sejamos realistas, já que estás acordada mais vale fazer alguma coisa. Não é ficando parada a olhar para o tecto que o sono vai voltar. Aproveita e vai até à janela apanhar ar. Senta-te no sofá e cria um ambiente relaxante. Põe uma música ambiente baixinho e relaxa.

Ler

Nada como um belo livro para nos voltar a dar sono. Agarra num livro ou numa revista e vai até ao sofá. Não é que a leitura seja aborrecida mas ajuda a acalmar o nosso pensamento. O silêncio da noite será o teu aliado e a nossa concentração estará toda na história. Quando deres conta, estarás a lutar contra o sono e com vontade de saber o fim.

Beber um Chá/Infusão

Já é do conhecimento do senso comum que beber algo quente nos dá uma sensação de bem-estar. Aquelas noites de Inverno em que nos apetece um chocolate quente ou um chá de Camomila, dá-nos o contentamento que precisamos. Um chá antes de irmos dormir será o elixir para o nosso sono.

Ver Televisão

Se a leitura não é a tua cena e apesar da luz do ecrã nos acordar, ver televisão pode ajudar. Temos de manter o cérebro focado em algo e a nossa concentração tem de ser o nosso cúmplice. Vê um filme e deixa-te envolver na história. Tal como acontece com as leituras, também acabará por acontecer quando estiveres a ver um filme.

Yoga, meditação e as suas variantes

Aprender a respirar pode abonar em muita coisa no nosso dia-a-dia, e uma delas é no nosso sono. Estás stressada? Estás em casa mas estás a pensar na papelada do trabalho? Fica então a saber que todas essas preocupações tiram-te o sono e a fadiga só chama mais horas em branco. Está na hora de focar, e o foco é em ti e não no que te rodeia. Aprende a desligar-te do mundo. Aprende a relaxar. No trabalho aprende a ter uma postura mais descontraída e usa a respiração a teu favor, tipo o Matthew Mcconaughey no filme O Lobo de Wall Street.

Tomar um Banho Quente

É certo que a diminuição da temperatura corporal ajuda a relaxar os músculos o que leva a uma certa moleza. Tudo isto porque os nossos batimentos cardíacos, a nossa digestão e o nosso metabolismo abrandam. Um duche antes de ir dormir pode fazer milagres.

Happy Hour

Uma hora ou 30 minutos antes de ires dormir, vai avisando o teu corpo que está na hora da caminha. Começa a vestir o pijama, a fazer algo que te deixe descontraída.

Cama = Santuário do Descanso

A cama deve ser só para dormir e não para comer, beber, ver séries, acabar o trabalho, entre outros... Associa a tua cama a algo relaxante e não ao stress.