#ClássicosDaCozinha: Bolo de Iogurte

 

Para quem tem filhos ou tem de tomar conta de crianças pequenas e já esgotou todas as possibilidades de entretimento possíveis, apresento-vos a receita que vos vai proporcionar uma tarde de diversão e um lanche delicioso - sem juntar à equação uma cozinha caótica para arrumar de seguida! 

Esta receita é daquelas que se despacha em 10 minutos (incluindo o tempo de limpar o pouco que foi preciso sujar) e que, tirando isso, só nos custa o tempo de esperar que o bolo coza no forno, enquanto somos progressivamente tentadas pelo cheirinho que cada vez mais se espalha pela casa. 

O mais engraçado sobre esta receita é o facto de as medições serem feitas nos copinhos de iogurte que vão usar no bolo! Vão reparar que não é preciso balança, nem copo medidor, nem aquela intuição de avó, que consegue obter as medidas exatas "a olho"! Exatamente por isso, por ser extremamente fácil, por utilizar poucos ingredientes e utensílios e por não implicar inúmeras pesagens e medições é que é ideal para entreter os pequenos (ou para nos entreter a nós, quando nos apetece cozinhar mas não nos apetece perder horas a fazê-lo e mais outro par delas a arrumar).

O bolo simples (mas delicioso) tem ainda a vantagem de poder ter como base qualquer sabor de iogurte que vos agrade mais! Confesso que o meu preferido sempre foi aquele que era feito com iogurte de coco ou de banana. Fico à espera para saber quais são os vossos favoritos! Bons cozinhados!

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 2 iogurtes de sabor
  • 4 medidas de farinha
  • 4 medidas de açúcar
  • 1/2 medida de óleo 
  • 1 colher de chá de fermento

Preparação:

  1. Numa taça misturar os ovos e iogurtes, mexendo bem. NÃO DEITEM FORA OS COPOS DOS IOGURTES: vamos usá-los como unidade de medição para o resto da receita! Basta passá-los rapidamente por água e estão prontos a ser usados!
  2. Juntar a farinha, o açúcar e o fermento.
  3. Adicionar o óleo.
  4. Depois de estar tudo bem misturado e sem grumos, colocar numa forma previamente untada e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus.
  5. Dependendo do forno, demora 30-40 min a cozinhar. 

E já está! FÁCIL, certo?