Descobertas da Semana #19

Lembram-se do episódio da semana passada? Estávamos numa azáfama a descobrir músicos entre o festival MIL em Lisboa e o Bananada em Goiânia, Brasil. Pois é, por aqui vamos continuar. Os nomes desta semana são um bocadinho mais animados que os da anterior, que isto aqui temos música para todos os gostos.

Para começar devagarinho, temos Vaarwell. O grupo de indie pop surgiu em Lisboa em 2014 e o seu disco de estreia “Love and Forgiveness” chamou a atenção da critica nacional e internacional. E embora não faça muito o meu género musical, devo dizer que fiquei surpreendia com o novo álbum “Homebound 456”.

Vaarwell- Homebound 456

A musica portuguesa, como não me canso de dizer, vive uma época de glória. Conseguir descobrir todas as semanas pelo menos uma coisa nova que goste bastante e ter o selo made in Portugal é para mim motivo de orgulho. Os Quelle Dead Gazelle assentam nas minhas preferências que nem uma luva. Também de Lisboa, o duo diz-se um pouco esquizofrénico em estilo. Boa esquizofrenia! E acho que estão tudo menos perto do nome do seu primeiro álbum “Maus Lençóis”.

Quelle Dead Gazelle – Maus Lençóis

Se há terra que fervilha a nível cultural é Caldas da Rainha. Vão investigar e vejam as coisas boas que nascem ali. Talvez pela Escola Superior de Artes e Design, o aglomerado jovem que ali se encontra é o epicentro de muitas coisas boas a surgir no panorama cultural. É de lá que vêm os Cave Story. West é o seu mais recente álbum, e é só mais uma prova de ainda se faz bom rock.

Cave Story - West

O álbum já é de 2015 mas só agora tropecei em Sun Blossoms. Alexandre Fernandes tinha apenas 17 anos e algumas das musicas foram escritas quando tinha 15. Não se nota, deixem-me que vos diga que podia ser um álbum da década de 70 que eu não desconfiaria. Ao vivo, Alexandre Fernandes é acompanhado por Luís (Alek Rein) na bateria, e Chaby (Mighty Sands) no baixo. Um álbum a ouvir numa tarde quente e preguiçosa do verão que aí vem.

Sun Blossoms – Sun Blossoms

Voando agora para o outro lado do oceano e aumentando um bocadinho a temperatura, mais uma descoberta do nosso país irmão: Bruna Mendez é uma voz extraordinária que nos embala entre versos doces e profundos. O seu último álbum é uma coleção de canções de amor à moda antiga vestidas do que de mais atual se faz no Brasil.

 Bruna Mendez - O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à Sua Calma

Para acabar a semana em grande e em jeito de inicio de fim-de-semana, terminamos com um dos maiores nomes do panorama brasileiro atualmente.  BaianaSystem é um projeto musical formado em 2009 com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado em Salvador nos anos 40 e que foi responsável pela criação do trio elétrico. Assim juntaram o som da guitarra baiana aos sons jamaicanos do sound system, criando algo novo e muito interessante. Para os gamers que aí andam, devem conhecer a música Playsom de quando jogam Fifa 2016.

BaianaSystem – Duas Cidades