E se houvesse um emoji para a menstruação?

 
 
 Fotografia: Plan Internacional Australia

Fotografia: Plan Internacional Australia

 

Se és daquelas pessoas que usa o teclado emoji como uma segunda linguagem ou simplesmente já não consegues sobreviver sem acrescentar estes ícones às tuas comunicações, este artigo é para ti. A Plan Internacional Australia, uma organização que se ocupa dos direitos das jovens e mulheres, lançou uma votação online no seu Facebook, na qual todas somos convidadas a eleger entre 5 opções o emoji que mais gostamos para ilustrar a altura do mês em que estamos com o período menstrual. O objetivo é combater os preconceitos com a menstruação que afetam jovens e mulheres em todo o mundo, e enviar o emoji mais votado à Unicode Consortium, entidade responsável pela gestão dos teclados de emoji, pedindo que o acrescentem aos teclados em todo o mundo.

A votação decorre até amanhã, dia 6 de junho, e até ao momento o emoji que reuniu o maior número de votos foi o correspondente a umas cuecas com duas gotas vermelhas.

 

De relembrar que em 2016 já tinha havido uma tentativa de introduzir emojis relativos ao período menstrual, dessa vez pela marca de produtos de higiene BodyForm, com a campanha Femojis. O pedido foi recusado pela Unicode, mas a marca encontrou uma boa alternativa: é possível descarregar os Femojis sob a forma de uma aplicação de stickers na App Store e utilizá-los em mensagens de texto, como acontece com outras aplicações semelhantes. Por enquanto os Femojis só estão disponíveis para utilizadores de Apple, mas no site da aplicação encontra-se a informação de que estão a trabalhar na versão para Android.

É impossível prever a reação por parte da Unicode a esta nova tentativa, mas vale a pena tentar e participar na votação. O emoji é uma forma de comunicação não verbal cada vez mais privilegiada, e esta é uma boa forma de combatermos preconceitos que ainda existem e que esperemos que um dia deixem de ser uma realidade.

Por um mundo melhor, em que em vez de usarmos todos os emojis com lágrimas nos olhos, enjoos, risos descomunais, doces, comprimidos e sinais de proibido-aproximar-a-menos-que-atire-um-chocolate-primeiro, possamos resumir todas essas sensações através de um único emoji que representa tudo isto e muito mais!