Barras energéticas de aveia e banana

 

Sabemos que muitas das barras energéticas que há à venda (incluindo muitas daquelas que se autopromovem como opções saudáveis), contêm quantidades de açúcar exorbitantes, assim como de outros químicos e aditivos. Além disso, são produtos, por norma, mais caros, principalmente se falarmos daqueles que são efetivamente menos quimicamente alterados e mais saudáveis.

Podemos também pensar que fazer barras deste género deve ser muito difícil e trabalhoso, ou muito demorado, ou ainda que deve deixar a cozinha num caos! Mas, aí é que estamos erradas! E para provar isso mesmo, deixo-vos aqui uma receita que demora apenas 5 minutos a preparar. O restante tempo é "tempo de forno" que pode perfeitamente ser partilhado com outros preparativos culinários, economizando tempo e dinheiro! 

 
 

Ingredientes (para 8 barras bem generosas):

  • 2 chávenas de aveia (que pode ser sem glúten)
  • 1 colher de sopa de canela 
  • 1 colher de chá de fermento 
  • 1 pitadinha de sal
  • 3 bananas maduras (1 e 1/2 esmaga e o restante cortado às rodelas)
  • 2 claras de ovo (ou 1 ovo inteiro)
  • 1 chávena e meia de leite (que pode ser qualquer um da vossa preferência: amêndoa, coco, arroz,...)
  •  1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:

  1. Pré- aquecer o forno a 180 graus Celsius 
  2. Juntar e misturar todos os ingredientes secos - aveia, canela, fermento e o sal
  3. Numa taça, esmagar a banana com um garfo e depois adicionar-lhe as claras, o leite e a baunilha, mexendo sempre muito bem
  4. Juntar os ingredientes secos ao preparado anterior e envolver muito bem.
  5. Numa forma, forrada com papel vegetal (!), dispor metade das rodelas de banana. Por cima, deitar a massa e, por último, dispor as restantes rodelas por cima.
  6. Levar ao forno durante 25 minutos
  7. Deixar arrefecer bem e cortar em quadrados ou em barras! Podem ser comidos quentes ou frios (podem guardá-los no frigorífico) e também ficam bem polvilhados com coco ou com mais canela.

Experimentem e digam-nos o que acharam!