O (mini) Guia Peachy para ... Te refrescares no Verão!

 

Chegou o Verão! Já cheira a praia e a banhos de sol. No entanto, este calor por vezes faz-nos passar mal e temos tendência a usar técnicas para refrescar que nem sempre são as mais apropriadas. Uma delas é beber água fresca, por exemplo, mas já lá vamos. Aqui ficam alguns dos erros mais comuns que quase todos cometemos na hora de nos refrescarmos e algumas alternativas!

O (mini) Guia Peachy para... Te refrescares eficientemente!

  • Bebidas Frescas

Já devem ter dado conta que quando bebem algo fresco o vosso intestino tende a ficar solto, certo? O saber bem pode estar a fazer-vos mal. O nosso corpo está habituado às temperaturas ambiente, e quando bebemos algo fresco o nosso corpo vai gastar mais energia para voltar ao normal. Esse gasto acelerado pode levar a desidratações. Sim, é verdade. É preferível beber água com uma temperatura ambiente do que uma bem gelada.  

Em relação às bebidas gaseificadas ou alcoólicas o seu consumo deve ser moderado pois não estamos a hidratar o nosso corpo.  Pode saciar no momento mas passado alguns minutos vamos estar com sede. Prefere sempre água ou sumos naturais.

 

  • Banhos Frescos

É o mesmo princípio das bebidas que acabámos de descrever: o nosso corpo não gosta de mudanças bruscas de temperaturas.  Pode saber bem, mas bem só faz para quem tenha as pernas pesadas. Se esse for o teu caso, podes sempre usar o jacto do chuveiro e massajar as pernas com água fria. 

O nosso corpo baixa a temperatura enquanto dormimos, quanto mais fresquinhas vamos para a cama mais probabilidade temos de ter insónias, pois o nosso corpo "trabalha" mais para voltar ao seu estado "normal".

Quem fala em banhos fala também de praia e piscina. Entrar em água fria deve ser feita gradualmente para não entrarmos em choque de temperaturas, pois corremos o risco de hipotermia. 

 

  • Ar condicionado e os seus derivados

As diferenças de temperatura entre o interior e o exterior de uma casa podem levar a um choque corporal que nos deixa doentes. Aquelas gripes no mês de Agosto têm explicação pois se nos mantivermos fechadas num escritório com o ar condiciona ligado, a nossa garganta, nariz e olhos  secam. O mesmo acontece com as ventoinhas, podemos ter uma ligada mas a uma distância apropriada. 

 

  • Abrir janelas

Já a minha avó o diz: "Amarra as persianas e abre as janelas". Deixar as janelas abertas pode trazer riscos como mais ar quente e alguns bicharocos.