O (mini) Guia Peachy para... Produtividade!

 
 
 

Todas sabemos como são aquelas alturas em que estamos completamente sobrelotadas de trabalho e que quase parece que um dia normal de 24h não chega para fazer tudo. Quer seja esse o caso quer vos apeteça apenas começar a ser um pouco mais produtivas, aproveitando melhor o dia (e ganhando um tempinho extra no final para se mimarem!), ficam aqui algumas dicas que poderão ajudar a "esticar" as curtas 24h do dia de um comum mortal!

 

1. Preparação

 No dia anterior, antes de ir para a cama, deixem a roupa escolhida e pronta para vestir. Também podem aproveitar para mudar de carteira ou para ir buscar à caixinha de jóias aquele colar "que deve ficar mesmo bem com a roupa que escolhemos" (mas que raramente vamos buscar porque não temos muito tempo numa apressada manhã de trabalho). Vão perceber que estes 5 minutos vão:

a) diminuir muitíssimo a probabilidade de ficarem especadas a olhar para o armário sem saberem o que vestir; 
b) permitir que fiquem mais uns minutinhos na cama, se assim o quiserem;
c) evitar neuras e irritações desnecessárias que possam derivar do facto de "não termos nada para vestir".

 

2. Levantar

Bip bip bip bip bip... Quando o despertador começar a tocar, espreguiçem-se, respirem fundo uma ou duas vezes e saltem da cama! Quanto mais se derem à preguiça, mais difícil vai ser sair do meio dos lençóis! E se acharem que não vão ter força psicológica para o fazer logo, coloquem o despertador longe do alcance da vossa mão - assim vão ser obrigadas a levantarem-se para o desligar.

 

3. Escrever

Quando estiverem a tomar o pequeno-almoço, e o (imprescindível) café matinal, sentem-se num ambiente calmo. Enquanto fazem isso, pensem naquilo que têm de fazer e escrevem tudo num papel. ESCREVAM mesmo! Muitas vezes, achamos que é desnecessário mas há inúmeras vantagens em termos uma lista física connosco! Não só ajuda a evitar que nos esqueçamos de alguma coisa, como também nos ajuda a organizar melhor o tempo, tendo em conta aquilo que temos de fazer - o que é sinónimo de MAXIMIZAR O (POUCO) TEMPO QUE TEMOS! Ah, e também permite que se faça um bonito "check" a seguir a cada tarefa cumprida, o que faz bastante bem à nossa confiança (try it and you'll understand).

 

4. Música

Está cientificamente provado que ouvir determinadas músicas pode potenciar a nossa capacidade de trabalho! Com certeza que já todas sentimos um boost de energia quando aquela música especial passou na rádio, quando estávamos no carro a ir para o trabalho. Começamos imediatamente a sorrir, a balançar de um lado para o outro e parece que o dia fica um pouco mais solarengo, certo? Porque não fazem uma playlist com as músicas que vos animam mais e a põem a tocar de manhã? Podem também aproveitar para ver as sugestões que apresentamos semanalmente aqui no site!

 

5. Mexer o corpo

Se estiverem muito motivadas e se o horário de trabalho vos permitir, podem tentar passar o vosso treino do dia para de manhã cedo. Se parecer exagerado, tentem dar uma pequena corrida ou volta a pé antes de começar o dia de trabalho. Outras alternativas mais ligeiras e rápidas são dar uns saltinhos logo depois de sair da cama ou fazer uns alongamentos. Pode parecer loucura para muita gente, mas é incrível a quantidade de energia que um hábito como este vos pode dar! Não é tempo "perdido" é, muito pelo contrário, tempo ganho porque a vossa produtividade vai aumentar exponencialmente a seguir! É remédio santo para dizer adeus às "pálpebras a fechar, a cabeça a cair e a preguiça a aumentar" de que muitas vezes nos queixamos.

 

Espero que estas dicas vos tenham ajudado a aumentar a vossa produtividade logo desde que acordam! Lembrem-se de que é tudo uma questão de criar hábitos - aquilo que pode parecer dificílimo hoje, irá tornar-se cada vez menos difícil! Não desistam! Digam-nos como estão a correr as vossas manhãs, quais as músicas que vos animam mais ou quais os treinos que conseguiram encaixar na vossa rotina matinal! Ficamos à espera! #staypeachy