O (mini) Guia Peachy de... Fotografia!

 

Hoje em dia, com todas as redes sociais a que temos acesso e com os mais diversos aparelhos eletrónicos e as suas inacreditáveis capacidades fotográficas (vamos só parar um instante para relembrar que ainda não passou muito tempo desde os Flip Phones....remember?), todos temos a possibilidade de encarnar o papel de verdadeiros fotógrafos!

Mas também é verdade que, por vezes, acabamos por não saber muito bem como fotografar isto ou aquilo; acabamos por tirar 40 fotos iguais em que apenas se moveu uma folha que estava no chão (porque veio uma ligeira aragem que a mudou de sítio) e que enchem por completo o rolo de câmera, e no fim acabamos por apagar tudo (ou publicamos no Instagram 1 dessas 40 só porque "...uhmmm....").

Se formos daquelas pessoas que aprecia imagens diferentes e originais, urge aquela vontade de saber como tornar uma simples fotografia em "Instagram material" (but the good and original one!). Por isso, aqui ficam umas pequenas dicas que poderão ajudar e que não envolvem comprar câmeras xpto, nem tripés, nem nada que se pareça!

 
 

O (mini) Guia Peachy de... Fotografia!

0. Luz: Nem vale a pena explicar o porquê de não fotografar com pouca ou má luz (daí ser o ponto zero)! A forma mais simples de tentarmos resolver isto é simplesmente aproximarmo-nos de uma janela ou sairmos para a rua, porque não há melhor luz do que a luz natural!

1. Ângulo: Embora haja fotos muito bonitas tiradas de ângulos "óbvios", é interessante explorar ângulos novos e menos comuns. Porque não tentar inclinar a câmara, descentrar aquele que é o ponto de interesse, ou até fazer o pino, quem sabe?

2. Fotografar por entre o que nos rodeia: Haverá mesmo necessidade de tirar aquele copo de água ou vaso com uma flor que está entre a nossa câmera e aquilo que queremos fotografar? Podem aproveitar esse aparente intruso para vos dar um primeiro plano desfocado que irá automaticamente direcionar o olhar para o objeto que querem focar!

3. Mão segura: É muito importante conseguirmos estabilizar bem a nossa câmera para evitar imagens desfocadas (que nos partem ligeiramente o coração porque "Ficou tão gira mas....")! É algo que só se consegue com a prática mas que é essencial, ainda por cima se quisermos ser arriscados e brincar com ângulos mais ousados (como sugerimos no ponto 1.)

4. Enquadrar: Um objeto por si só pode dar lugar a uma boa fotografia mas, ao "emoldurá-lo" num ambiente que conte alguma história, essa fotografia vai ganhar outro nível! Um exemplo muito bom são os conhecidos flat lays que agora inundam o Instagram!

5. Ser do contra: Quando vamos fotografar algo, um exercício que podemos fazer é pensar como é que é expectável ou "normal" que algo seja fotografado. Depois de pensarmos nisso, fazemos tudo para ir na direção oposta! Não importa como, apenas importa fugir ao enquadramento "normal" e dar à imagem o nosso cunho, a nossa visão, distinta é única! Esses segundinhos em que paramos para pensar vão valer a pena!

Estas são algumas dicas muito básicas mas que poderão, sem dúvida, ajudar a dar aquele toque especial às nossas fotografias! Não se esqueçam ainda que a prática é chave - quando mais praticarem, melhores serão as fotografias e ser-vos-á cada vez mais intuitivo o uso destas e de muitas outras dicas! Não se esqueçam de nos mostrar as vossas fotografias! Estamos ansiosas por ver o que andam a fotografar! #staypeachy