Limpezas de Verão

 

Primavera e verão são estações que nos fazem imediatamente pensar em férias e descanso, mas são também estações boas para fazermos grandes limpezas na nossa casa, carro e até mesmo na nossa vida e hábitos. Está na altura de saber o que fica connosco e o que é melhor deixar ir, por isso desafio-vos a fazer um balanço e refletir: o que mudou? O que ficou? O que queres de novo? 

 

Casa

- Armários: Deves ter um monte de roupa que já não usas e algumas com valor sentimental às quais não sabes o que fazer, mas de certeza que nesse monte há tecidos que poderão ser aproveitados para criares novas peças e com isso diferentes outfits. Há um conjunto de hipóteses: doar, vender, deitar fora e reutilizar. Se não tiveres paciência para vender ou achares que não há como as reutilizar, procura instituições para as quais possas doar. Deita fora só as peças que não estiverem já em condições de serem utilizadas. Não te esqueças de verificar também sapatos, roupa interior e acessórios.

- Cozinha: Todas temos uma caneca sem asa que anda lá para trás no armário ou uma tampa de tupperware que encolheu de um lado e que já deviam estar no lixo. Limpa o frigorífico e passa a dispensa a pente fino. Não te esqueças da gaveta das receitas que já quase não consegues abrir. 

- Casa de banho:  No que toca a limpeza desta divisão propriamente dita, podes espreitar as dicas de uma peachy aqui, mas não te esqueças de espreitar os armários: de certeza que tens lá produtos que já não usas ou que já passaram da validade. Esta é uma boa oportunidade para organizares o teu espaço e para colocares os produtos que mais utilizas em destaque.

- Secretária/ Escritório: Canetas que já não escrevem ou agrafadores que já tiveram melhores dias só estão a ocupar espaço. Minimaliza o teu espaço de trabalho: terás mais facilidade em trabalhar e tornarás o espaço mais apelativo. 

 - Marquises/Sótão: Tenho a sorte de ter as duas coisas mas tenho o azar de ter todos os anos de limpar a tralha que por lá se acumula. São ótimos sítios para arrumar a roupa que no ano anterior não deitámos fora e ainda por lá anda aquela bicicleta elíptica que compraste e que nunca saiu da caixa.

 

Automóvel

- Limpeza a fundo: O melhor é ires às lavagens automáticas e pedir uma limpeza completa ao interior e ao exterior. Mas lembra-te que antes de o mandares limpar, deves espreitar por debaixo dos bancos e ver o que por lá anda...

 

Tecnologias

- Contactos telefónicos, digitais e facebookianosAquele colega do teu antigo trabalho que te envia e-mails parvos, aqueles amigos de Facebook que já nem te recordas como conheceste ou que nunca conheceste e com quem não queres manter contacto, ou números de telefone que já não sabes de quem são estão só a ocupar espaço e não vale a pena manter. 

- Contas de sites:  Sites que já não visitas nem usas, e aquelas Newsletters que nem sequer abres para ler? Toca a fazer unsubscribe!

- Limpeza aos gadgets: O teu computador está cheio de músicas, fotografias e documentos que já não ligas nenhuma ou que ainda não tiveste coragem para organizar de vez. Desinstala aplicações, formata pens e discos rígidos. Cataloga todos os ficheiros para que um dia mais tarde relembres os velhos tempos. 

- ON/OFF: Se não funciona ou se já é demasiado obsoleto mais vale doar ou até mesmo reciclar. O ano passado ia deitar um ecrã fora mas acabei por doar a uma associação, é que parecendo que não, ocupa espaço e se não usamos o melhor mesmo é doar a quem possa fazer bom uso destes aparelhos.

 

Relacionamentos

- Amizades tóxicas: A lengalenga é sempre a mesma. Se tens uma amiga que só te faz mal e te prejudica está na altura de meteres um travão. Há casos em que uma conversa resolve muita coisa, mas também há outros casos em que o melhor mesmo é cada uma seguir caminhos diferentes.

Esquecer o passado: O que lá vai, lá vai. O que está no passado não volta, mas o que podemos tirar dele são lições de vida. Ficar a moer sobre o passado não te trará novas oportunidades. 

- Nada por dizer: Há dias deitei tudo cá para fora e a pessoa não levou a mal. Há situações em que não temos hipótese de dizer o que gostaríamos,  mas há outras que mais vale dizer tudo e tudo ficar bem. A sinceridade é a base de uma boa amizade. Não podemos deixar nada por dizer, mesmo que a outra pessoa fique chateada. Se a tua amiga está mal ou se está a fazer alguma coisa de errado, é tua obrigação chamá-la à razão. 

- Resolver conflitos: Por muito desafiante que seja, só o poderás fazer se estiveres preparada psicologicamente. Para se resolver conflitos é preciso coragem e interação pessoal.  A outra metade poderá não estar completamente de acordo e poderá dificultar, mas deves pelo menos tentar resolver. Quanto mais depressa resolveres a situação mais leve te vais sentir. 

 

Tu

- Spa: Arranja tempo para a manicure, pedicure, depilação, cabeleireiro e até a uma massagem. Todas nós merecemos sentirmo-nos bem.

- Troca a tua rotina: Esquece o sofá e opta por uma caminhada depois do jantar. Larga a televisão e agarra num livro na hora de ir dormir. Desliga o telemóvel e convive. Se estás a praticar um desporto que nada te diz, experimenta outro. Faz algo que melhore o teu humor e que te faça sentir bem.

- Mantra Pessoal: Todas devíamos ter uma frase animadora, algo que nos faça olhar para o espelho e que nos dê força. "A sorte protege os audazes"  ou até mesmo apenas "eu consigo" são exemplos de frases que podemos adotar para nos motivar.

- Perdoar-te: Fizeste algo que não te orgulhas no passado? Está na altura de te perdoares porque o passado já lá vai a arte de perdoar é das mais tarefas mais revitalizadoras.