Hábitos que deveríamos ter nos dias de descanso

 

Com o corre corre dos dias de hoje temos tendência para nos desleixar nos dias de folga, mas quanto mais ocupadas estivermos, mais difícil será desfrutar do tempo livre. Se estás de férias ou se é o teu dia de folga então pára, respira e pensa: como queres usar o teu tempo livre? 

Tempo para as pessoas

É bom ter tempo para nós mas melhor é ter com quem o partilhar. Estar entre a família e amigos é um privilégio. Sofá e séries pode ser o plano perfeito para alguns dias, mas não será tão rentável como fazer programas em conjunto.  Quem não gosta de ouvir aquelas histórias de família ou até mesmo recordar aqueles tempos de escola com aqueles amigos que nos animam em qualquer circunstância?

Let’s get physical

Caminhadas, corrida ou até uma simples aula de zumba. Sabiam que a Anna Wintour pratica ténis todos os dias? Se ela, que é uma mulher bem-sucedida e com uma agenda sempre muito preenchida consegue, tu também consegues! Praticar desporto faz bem ao corpo e à alma. Parar é morrer! Ok, é exagero meu, mas mexam-se!

Tempo para hobbies

Precisamos de algo que nos descomprima do stress do trabalho. Seja crochet ou jardinagem, todos devemos ter um hobbie. Se ainda não descobriste qual é o teu, desafio-te a fazê-lo.  Sabiam que o Neil Patrick Harris sabe truques de magia, e é até presidente de um clube de magia? Porque não tornar o teu hobbie a tua marca diferenciadora? Aproveita e põe isso no teu CV: na pior das hipóteses é um óptimo tema para quebrar o gelo num entrevista!

ON/OFF

Desligar do mundo digital pode ser uma tarefa complicada mas não impossível. Não só tomamos consciência do que se passa em nosso redor, como estamos com o dobro da atenção. Experimentem num jantar entre amigos desligar o pequeno aparelho. Apreciem a noite e quando derem por isso, olhem à vossa volta e vejam quantas pessoas estão agarradas ao dito aparelho e não estão a "conviver" da maneira tradicional.

Ajudar o outro

Apoiar alguém, ir ao encontro daquele que precisa de nós e ajudar o outro é das missões mais honrosas desta vida. Doar roupa, dar alimentos ou ir até à biblioteca e ser voluntária de leitura pode ser uma boa acção.

Recarregar baterias

Também merecemos desligar de tudo e de todos e fazer aquilo que nos deixa feliz. Estar no sofá com uma caixa de gelado e comer sem qualquer tipo de ressentimento e ainda ver aquele filme lamechas que há muito querias ver, parece ser um bom plano. Acredito que pequenos prazeres façam milagres na nossa pessoa. 

Procurar inspiração

Pinterest, Tumblr e Instagram são das plataformas digitais mais inspiradoras que por ai andam. Quem nunca perdeu tempo à procura de salas ou cozinhas de meter inveja? No meu caso são bibliotecas. Está atenta e procura o inesperado. As melhores ideias surgem quando não estás nada à espera, e imagens inspirados são sempre um excelente contributo para a nossa própria imaginação. Não podemos pensar só em trabalho, temos de procurar ideias novas e ser surpreendidas com a vida.

 

A verdade é que cada um utiliza o seu tempo de folga como quer mas por vezes esquecemos-nos do essencial - descansar. Fazer os deveres domésticos não devia ser obrigatório, mas para um adulto acaba mesmo por se tornar uma obrigação e por diminuir consideravelmente o tempo que temos para descansar. Uma forma de evitar que os dias de folga ou de férias sejam passados na limpeza ou outras tarefas semelhantes, é tentar adiantar estas tarefas diariamente, antes ou depois do horário de trabalho. E não se esqueçam, trabalho é trabalho e o descanso faz milagres.