Experiência do Mês: O Comboio Presidencial

 

Há um certo romantismo associado a viagens de comboio. Não nos comboios urbanos, claro, mas nas longas viagens de antigamente em comboios lendários como o Expresso do Oriente ou Le Train Blue. E, se pensava que Portugal estava imune a este charme, está na altura de parar e ler este artigo.

Apresento-vos o Comboio Presidencial. Não é por acaso que lhe chamam a “jóia da coroa do património ferroviário Português” - não só é incrivelmente bonito (por dentro e por fora), como é uma relíquia de tempos áureos em que transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas!

Foi construído em 1890, ainda durante a Monarquia, e após a implantação da República foi rebaptizado de “Comboio Presidencial” e esteve em circulação até 1970. Em 2010, foram restauradas a sua glória e charmes originais e tem estado em exposição no Museu Nacional Ferroviário… Isto é, até 2016, ano em que recebe a primeira edição do Gourmet Train Experience, tornando-se não só numa viagem ao passado, como uma viagem de sabores e aromas intemporais.

Este mês de Maio, o comboio voltou a sair do museu, com partida e retorno do Porto, pela Estação de S. Bento, para viagens de nove horas de sabores na famosa Linha do Douro. Cada convidado tem direito a um lugar em cabines de 6 lugares (onde antigamente viajavam os jornalistas), 3 (ideais para pequenos grupos) ou de 2 lugares (cheias de detalhes curiosos e para a máxima privacidade). Para o almoço, somos convidados a deslocarmo-nos a uma das três carruagens restaurantes para experimentar os sabores de um dos três chefes convidados para a edição deste ano.

Pelo caminho, vamos parando em locais ainda mais apaixonantes como a Quinta do Vesúvio, para a imprescindível prova de Vinho do Porto e, durante o resto da viagem, podemos desfrutar de música ao vivo nas carruagens restaurante que estarão transformadas em salão de chá e bar. 

Por isso, tirem os livros da Agatha Christie do armário, comecem a poupar e a fazer um bocadinho de dieta, para desfrutar de tudo o que o Comboio Presidencial tem a oferecer. Uma experiência inesquecível.

Para mais informações, cliquem aqui!

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do Antigo Acordo Ortográfico por expressa vontade da sua autora.