#Adulting: Janelas e Persianas, arte rupestre contemporânea

 
 
 

O que é grande e ignorado por quase toda a gente? Acertaram: as janelas e as persianas da vossa casa.

Quando chega o tempo bom e a Primavera, gostamos de ter as janelas abertas e as persianas recolhidas… e é óptimo quando os vidros estão limpinhos, sem dedadas, e as persianas não estão cobertas de pó de várias décadas de negligência. Já que estamos numa de abrir horizontes da vida (nem sempre) boa de adulto, hoje levo-vos a mais um nível: o das pinturas rupestres em vidro e das rochas sedimentares feitas de acumulado de pó.

Semelhante à técnica de limpar a casa de banho, podem sempre pegar na lista a baixo e passá-la a alguém que faça o trabalho por vós. #Preach #MeBusy

Persianas

 A fim de manterem as vossas persianas limpas, precisam dos seguintes objectos:

  • Aspirador de pó com acessório mais pequeno de escova macia
  • 1 escova de dentes (podem usar a mesma que usaram para se vingar/ limpar a casa de banho, desde que esteja limpa)
  • 1 balde com água morna
  • 2 tampinhas de Sonasol (não vale a pena despejar a olho… a sério)
  • 2 panos

Instruções:

  1. Pelo menos uma vez por semana (especialmente durante a Primavera e as alegrias do pólen/alergias), dá-te ao trabalho de aspirar as persianas e os seus intervalos (tip: é onde se acumula mais sujidade e poeiras).
  2. Com um dos panos bem molhado, lava as persianas de cima para baixo, nas ranhuras e onde houver mais sujidade acumulada. Lembras-te da escova de dentes da tua irmã que usaste para te vingar por ela te ter estragado a tua carteira nova? Embebe-a em Sonasol. Se não houver perigo de manchar, podes usar lixívia em spray. Certifica-te apenas que não disparas acidentalmente contra a tua roupa e depois ficas com manchas…
  3. Humedecer de novo o pano mas com água limpa, e retirar o detergente e restos de sujidade.
  4. Finaliza, limpando as persianas com um pano bem seco, para não se colar mais pó.

NB: se já fores um adulto profissional, podes sempre comprar uma daquelas máquinas a vapor ou um compressor de água… Ideal para acertares nos vizinhos à socapa!


Janelas

Produtos necessários para limpar os vidros e janelas:

  • Limpa vidros ou detergente da loiça
  • Vinagre
  • Álcool
  • Esponja ou pano macio 
  • Aspirador de Vidros (eu uso e recomendo o Windomatic da Vileda

Instruções:

  1. Enche um balde, com uma solução com uma razão de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente da loiça e 1 colher de sopa de álcool. 
  2. Molha o pano ou esponja nesta solução e passa nos vidros para remover dedadas e outras coisas criativas que os teus filhos/amigos tenham deixado na janela.
  3. Enxagua e seca bem com um pano próprio para vidros ou o de microfibras.
  4. Para finalizar, aplica o limpa vidros e seca a janela com o auxilio do aspirador de vidros para obteres uma janela seca e sem manchas.

 

Notas finais: 

  1. Para lavar os vidros é importante não o fazer na hora em que o sol está a bater nas janelas pois correm o risco de substituírem as dedadas por marcas do pano.
  2. Para limpar o alumínio dos caixilhos das janelas, usa uma mistura de óleo de cozinha e outra de álcool. Adiciona duas partes iguais e aplica com um pano de microfibras.

Depois é só desfrutarem da paisagem, sem medo de exibir as vossas janelas e persianas, e convidarem o sol e a luz a entrarem nas vossas casas... E não se esqueçam: se alguém se aproximar com as mãos das vossas janelas, gritem! Resulta sempre e alivia algum do stress de ter de limpar a casa!

 

 

Notas da editora:

  1. Este artigo foi escrito ao abrigo do Antigo Acordo Ortográfico por vontade expressa da sua autora.
  2. Este artigo foi igualmente escrito ao abrigo de uma tremenda ironia, sem qualquer prejuízo de magoar ou ofender alguém (irmãs mais novas ou colegas de casa incluídas). A equipa não se responsabiliza por qualquer diferença nas escovas de dentes que possam notar.