Adulting: Chão - aquilo a que só dás valor quando cais

 
  Contemplando o poder do Sonasol!

Contemplando o poder do Sonasol!

Hoje quero falar-vos de mais uma coisa que nunca quiseram saber: o chão que pisam. Escândalo: nem todos os pisos são iguais. Ainda mais escândalo: não os podemos lavar todos com o mesmo liquido que compraram na secção de desconto do Jumbo.

Diferentes pisos requerem diferentes cuidados, e para teres a certeza que não estás a deteriorar o chão de tua casa utilizando um produto menos adequado ou não tão eficaz, aqui fica um guia de salvação para saberes qual a melhor forma de limpar vários tipos de chão. 

 
 

Madeira

Um dos materiais preferidos por ter alta durabilidade e combinar com qualquer decoração. Disponível em tábuas naturais ou em material laminado, que possui características bem semelhantes ao piso de madeira natural.

Apesar do toque agradável, da sensação de aconchego e da sofisticação que o piso de madeira dá a um ambiente, este tipo de piso exige também alguns cuidados de modo a conservá-lo sem riscos (de saltos altos e tróleis de viagem arrastados com indiferença) e com a tonalidade original, por bastante tempo. A escolha do produto correto para limpar um piso de madeira é essencial, assim como a sua aplicação correta e saber o que não fazer na hora de o limpar. 

  1. Aspirar bem - este é óbviopara tirar o pó e os cabelos.
  2. Evitar produtos químicos como álcool, querosene ou outros solventes, que jamais devem ser usados porque afetam a madeira e o verniz de acabamento. A água é uma das maiores inimigas deste tipo de material, pois com o tempo pode deixar o piso com aparência desgastada.
  3. Passar um pano húmido bem torcido embebido em água (ou uma esfregona, se não estiverem numa de “Escrava Isaura”, se bem que há quem diga que não há como ter um chão lavado à mão), com duas gotas de detergente neutro ou sabão para madeiras (gosto de usar o Sonasol Madeiras, sempre na medida de três colheres para cada litro de água).

 

 
 Nada como o mármore perfeito para o  flat lay  perfeito!

Nada como o mármore perfeito para o flat lay perfeito!

 

Mármore

Lindo para fotos do Instagram, perfeito para mandar espalhos. Para manter o piso de mármore com um aspeto impecável um pano húmido costuma ser suficiente. Mas no caso de manchas, é preciso saber como limpar cada resíduo da maneira correta. Se o problema é falta de brilho, a melhor alternativa para limpar piso de mármore é passar um pano/esfregona humedecido/a numa solução feita com um copo de água oxigenada e 12 dl de água.

  1. Manchas escuras ou amareladas, por exemplo, podem ser removidas com uma mistura de água com vinagre. 
  2. Produtos industriais podem ser utilizados para remover manchas do piso de mármore, mas é importante lembrar sempre que ao utilizar alguma substância corrosiva neste tipo de piso, não se deve deixar em contacto com a superfície durante muito tempo. 
  3. O ideal é aplicar o produto, esfregar a área manchada por poucos minutos usando uma escovinha (sim, adivinharam, pode ser a da vossa irmã/roommate para aquela vingança semanal) e enxaguar imediatamente.
 
 

Granito

Um piso difícil, tendo em conta que pode manchar facilmente: nada de produtos oleosos, ácidos, detergente ou quaisquer substâncias corrosivas ou produtos químicos. O melhor para limpar este tipo de piso é usar um pano/esfregona húmido.

 

 
 

Cerâmica

É o piso ideal para cozinhas e casa de banho pois são os locais onde existe mais humidade e movimento e por isso precisam de ser de manutenção fácil e prática. Para limpar piso de cerâmica não há qualquer segredo: um bom balde e esfregona (eu uso o Balde com Pedal - Easywring & Clean Turbo da Vileda), encher de água, umas gotas de vinagre e sabão neutro. E o resto já sabem!

 
 Nada diz casa de banho como carpete dos anos 70!

Nada diz casa de banho como carpete dos anos 70!

 

Carpetes e Tapetes

Se vivem nos anos 70, a melhor maneira de limpar carpetes é com um bom aspirador de pó. Já para tirar manchas, o melhor é usar detergente neutro diluído em água morna. Bastam 10 gotas de detergente para um copo de água, e limpar sempre das bordas para o interior da mancha para não correr o risco de esta se espalhar.

 

Agora já podem fazer um malabarismo com aqueles ovos que já passaram a validade: se cair algum, já sabem como limpar!