Adulting: Porque a casa de banho não se limpa sozinha

 

Surpresa: não é por tomares banho todos os dias que a banheira se limpa a si própria! É “a” zona da nossa casa que merece especial atenção, limpeza e desinfecção e, pessoalmente, das que gosto de ver particularmente limpa e perfumada.

“Como tornar a tarefa indolor?”, pensam todas em coro… Eis algumas dicas simples para a casa de banho estar, no mínimo, apresentável para quando os vossos pais / significant other / vistas, forem a vossa casa… ou mesmo para o simples caso de gostarem de a ver sempre impecável!

 A imagem final... depois de ter partido duas unhas...

A imagem final... depois de ter partido duas unhas...

Material necessário:

  • Luvas (para não estragar as unhas)
  • Detergente (uso Sonasol)
  • Limpa vidros
  • Removedor de calcário (não, Calgon não dá….)
  • Vinagre 
  • Bicarbonato de sódio 
  • 1 esponja
  • Panos microfibras
  • 1 escova de dentes (nada de vinganças, meninas…)
  • Aspirador
  • Balde e a esfregona (uso o Balde com Pedal EasyWring&Clean Turbo da Vileda)

Método Fácil:

1. Chamar o namorado/roomate e dar-lhe esta lista.

2. Sentar-se e fazer qualquer coisa enquanto a pessoa designada faz o trabalho…

 

Método Normal:

1. Tirar tudo da casa de banho! Tapetes, toalhas usadas e roupa suja… Bom momento para organizar e arrumar cremes que estão fora do sítio, pasta de dentes, champô e o gel de banho.

2. Esvaziar o balde do lixo.

3. Cabelos por todo o lado? Começamos por aspirar.

4. A parte “divertida”: borrifar (alegremente) todas as zonas a limpar! Azulejos, loiça sanitária e se for o caso, as  portas do duche. Eu recomendo estas duas marcas pois são as minhas favoritas.

 

5. Esta é a parte em que se põem as luvas! É hora de lavar os azulejos. Caso estes tenham intervalos escurecidos por bolor ou sujidade - acontece -  recomendo usarem a escova de dentes humedecida numa solução de partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre. Aplicar a mistura nas junções entre os azulejos e deixar actuar por uns minutos. 

 Queres vingar-te da tua irmã / colega de casa?  Eis uma ideia!

Queres vingar-te da tua irmã / colega de casa? Eis uma ideia!

5.1. Esfregar bem, limpar com água e depois secar com a ajuda de um pano de microfibra.

6. E agora é a vez da esponja! É hora de esfregar toda a loiça sanitária e por fim rebordos e interior da sanita. Lava bem e depois seca com cuidado de modo a tudo ficar sem humidade. Não queres criar caruncho, certo?

 Dica: pegar num marcador de tinta permanente, e decorar as luvas a gosto... Eu fiz uma tatuagem clássica "Amor de Mãe" e uma pulseira de pérolas nas minhas luvas!

Dica: pegar num marcador de tinta permanente, e decorar as luvas a gosto... Eu fiz uma tatuagem clássica "Amor de Mãe" e uma pulseira de pérolas nas minhas luvas!

7. Para os vidros, nunca, mas nunca - eu disse NUNCA -  apliques o limpa vidros directamente no espelho!!!  Em vez disso, pulveriza uma folha dobrada de papel de cozinha ou bom pano próprio para vidros e - adivinhaste - limpa! Vai remover salpicos de água, de eventuais borbulhas, dedadas e restos de maquilhagem que possam acidentalmente ter ficado por lá.

8. Finalmente - já não era sem tempo - passa a esfregona com uma mistura de detergente, um pouco de lixívia e água quente.

 

Agora senta-te na sanita e admira o teu trabalho. Mereces… Aproveita a boa sensação... dura até teres de repetir tudo na próxima semana, ou se tiveres cães/filhos, assim que eles decidirem destruir o teu trabalho!