Adulting: Lavar e Passar a Ferro - como sobreviver

 

Se há algo que a maior parte das pessoas odeia fazer em casa é passar a ferro. Lavar ainda vai, é a máquina que o faz… mas passar? Passar a ferro é aquela tarefa reservada para cinco minutos antes de sair de casa ou antes de visitas dos pais e outros adultos que podem criticar o nosso estilo de vida engelhado. Aqui ficam 10 dicas para facilitar a vossa vida na hora de se agarrarem ao ferro!

1. Nada como uma boa máquina de lavar para diminuir para metade esta dor de cabeça. Dicas para novatas: escolham uma máquina que permita adequar o programa a vários tipo de roupa e permita ainda escolher um ciclo de lavagem que deixe a roupa perfeita para o ferro.

2. Quando forem ao supermercado, invistam num bom detergente e amaciador. Acreditem, vão sentir, ver e cheirar a diferença!

3. Evitem encher demasiado a máquina. Eu sei que é uma tentação tendo em conta, por vezes, a quantidade de roupa que deixamos acumular… mas, como mãe, posso garantir-vos que há dois limites de peso que respeito na vida, o das fraldas e o da máquina de lavar a roupa!

4. Diminuam a velocidade de centrifugação! Esta é especialmente útil no verão! Se querem evitar horas a tirar vincos às roupas não saltem este passo e não se esqueçam de retirar a roupa da máquina logo, mal termine o programa de lavagem.

5. Antes de colocar a roupa a secar, sacudam-na bem. As camisas, essas dores de cabeça no que toca a passar a ferro, devem ser penduradas em cabides, de forma a que sequem mais rapidamente e não engelhem tanto.

6. Deixar a roupa demasiado tempo exposta ao ar quente faz com que algumas peças fiquem mais duras e difíceis de passar. 

7. Cuidado com as molas da roupa! Ajuda a evitar marcas desnecessárias na roupa.

8. Dobrem a roupa à medida que a recolhem da corda. Há peças que eu particularmente não passo a ferro, dobrando-as logo como é o caso de roupa interior e pijamas. Ficam “passadas” com o peso das outras peças de roupa!

9. Se estiverem numa de investimento, um bom ferro a vapor com caldeira é chave para evitar horas a passar a ferro! Passa a ser bem mais fácil, pois em vez de trabalharem os músculos dos braços, o ferro desliza pela roupa como seda e numa só passagem consigo sem esforço, que esta fique sem vincos.

10.  Escolham um local onde possam ver televisão ou ouvir música, ajuda a tornar esta tarefa ainda mais fácil (só não vale distraírem-se hehehe, não vá queimar a roupa).