Viciada em café? - 6 alternativas para os viciados na bica

 

Para muitos o café é uma fonte de energia. Para outros é só mais uma bebida. Muitos afirmam que a pequena chávena faz milagres, mas imaginemos que este acaba ou, no pior dos cenários, o nosso médico nos proíbe de beber. Vejamos outras opções viáveis para sobreviver!

 

Fruta ao pequeno-almoço

 
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Diz a minha nutricionista que todos devemos ingerir vitaminas logo pela manhã. Os citrinos têm um alto teor de vitamina C que protege e fortalece o nosso sistema imunitário.

Dica: Prefere sempre frutas frescas e também os sumos naturais aos dos pacotes. A fruta é um complemento e deve ser acompanhada por pão, cereais, iogurtes, entre outros alimentos, que contribuam para um bom pequeno-almoço.

 

Sumos e batidos

 
 

Se um sumo de laranja ou de clementina não te chega, então podes optar por um de gengibre, limão e mel. Este sumo é anti-fadiga - o limão é antioxidante, a gengibre acelera o metabolismo e o mel fortalece o sistema imunitário e, bónus, adoça o nosso paladar. A quantidade é simples - 1,5l de água, 1 rodela pequena de gengibre (do tamanho de uma moeda de 10 cent.), 1 colher de mel e algumas gotas de limão (ao teu gosto). Já te disse que este sumo é bom para a dieta? 

Preferes batidos? A combinação fruta com legumes é boa para combater a sonolência, basta que o batido tenha vitaminas, ferro, zinco e magnésio - nutrientes que nos permitem viver sem café.

 

Frutos secos às 11 horas

 
 

Cajus, amêndoas, avelãs, entre outros, são fáceis de transportar e até já há em pacotes individuais. Dizem as nutricionistas que estes ajudam no combate ao cansaço, já que são ricos em vitaminas, trazem óleos essenciais e antioxidantes. Ora se contém isto tudo, mais uma desculpa para petiscar alguns a meio da manhã!

 

Ao almoço, o verde é rei

 
 

Desde a salsa à alface, no prato deve estar presente a cor verde. Os brócolos, os espinafres e os espargos possuem as mesmas características e porque não apostar mais neles? Devem comprá-los frescos e naturais em vez congelados ou embalados. 

 

Chá verde

 
 

Também conhecido por café em infusão. Não só ajuda a emagrecer – porque é diurético e acelera o metabolismo - como facilita a digestão, ajuda a regular os intestinos e combate a retenção de líquidos. 

 

Chocolate preto

 
 

Deixei o melhor para o fim. O chocolate deve ter mais de 70% de cacau. Se o teu almoço não teve hidratos de carbono, ou se não tocaste numa chávena de café então mereces um quadrado de chocolate preto. Todos sabemos que comer chocolate dá energia mas atenção: comer uma tablete inteira dá asneira, por isso a quantidade que ingeres deve ser moderada.