Eduque-se primeiro, gaste depois

 
 
 

Cuidar do orçamento familiar pode ser aparentemente dificil devido à inexistência de Educação Financeira nas escolas e ao bombardeamento de ofertas de crédito fácil. Más escolhas podem trazer ao endividamento excessivo, sendo prejudicial e comprometendo planos para o futuro de qualquer um. Mas existe outro caminho, o caminho da Educação Financeira aliada às Finanças Pessoais.

Mas, afinal, o que são a Educação Financeira e as Finanças Pessoais? Há diferenças?

Finanças Pessoais é uma ciência exata; são os orçamentos familiares, os cálculos e planilhas. Educação Financeira, por outro lado, lida com comportamentos, hábitos e costumes, e é uma ciência humana. Antigamente acreditava-se que quem não conseguia controlar o seu orçamento familiar era quem não era bom a fazer contas ou a controlar os seu gastos, mas evoluímos e finalmente compreendemos que o problema pode ser mais profundo do que apenas fazer contas.

O problema não é apontar tudo o que se gasta, nem apenas fazer somas, mas sim os nossos hábitos e comportamentos como consumidores e o que precisamos de mudar em nós mesmos para encarar uma necessária mudança de atitude.

Quando numa loja hesita em comprar algo, aquele microsegundo em que pensa se deve ou não comprar algo é um momento de Educação Financeira. O seu lado emocional está ligado diretamente à compra daquele produto ou serviço e é essa emoção que o vai levar à tomada de decisão. Mas pesquisou sobre o produto? Controlou o extrato do seu banco? É neste ponto que entram as Finanças Pessoais. As Finanças Pessoais são o instrumento de controlo, ao passo que a Educação Financeira mexe com o comportamento, com a decisão de comprar. 

Resumindo, Finanças Pessoais são o controlo da entrada e saída do dinheiro. Educação Financeira reside no comportamento consciente que é necessário ter para fazer boa decisão relativamente ao dinheiro.

É necessário primeiro mudar o comportamento e depois sim usar as Finanças Pessoais para um melhor controlo financeiro. A Educação Financeira permite-nos alcançar os sonhos, os propósitos e as definições do que quer da vida e ajuda a levar o comportamento correto para casa e para o trabalho, e ter as atitudes certas para alcançar os seus objetivos.

Para mais informações clique aqui ou siga a autora nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram .