7 sugestões para saíres da tua zona de conforto

 

Viver na sombra do conforto equivale quase a uma paragem temporal, já que as zonas de conforto podem ser  acolhedoras e seguras mas também nos deixam a viver aquém das expectativas. Está na hora de sair da casca e viver para além da monotonia! Não é difícil, e tudo começa com pequenos passos no teu dia-a-dia.

 

1. Faz algo que te assuste

No fim do verão passado desafiaram-me a andar num carrossel que só de olhar já me metia medo, mas meti na cabeça que iria e fui. Se tive medo? Sim tive. Se me arrependo? Nada! Adorei a experiência e se pudesse tinha repetido! 

Já pensaste nas oportunidades que não aproveitaste por teres permanecido na tua confort zone? Reflecte sobre isso e aponta todas as coisas que te assustam mas que gostarias de experimentar,  começa por pôr em prática algo simples e vais ver que lhe tomas o gosto!


2. Quebra a rotina

A maioria das pessoas acaba por ter a mesma rotina - casa, trabalho, trabalho, casa - e quando dá por isso já passaram dias, semanas e até meses sem terem feito nada de produtivo. Ninguém quer viver assim, por isso porque não criar memórias e aprender lições todos os dias? Destaca-te no trabalho, convida amigos para jantar, sai à noite ou inscreve-te num workshop. Não há desculpas, há oportunidades!


3. Diz sim aos desafios

O não está sempre garantido mas o sim é estimulante. Já reparaste que cada vez que dizes que não, crias ilusões na tua cabeça de como poderia ter sido? É nesta altura que tentas arranjar desculpas porque achas que fizeste a escolha certa. O meu conselho? Faz agora, arrepende-te depois!


4. Não esperes pelo momento certo

As oportunidades por vezes surgem de mansinho e sem hora certa. A verdade é que não existe a "hora perfeita para", existe sim a vontade. Tu precisas de aproveitar um momento e torná-lo perfeito. Se estás à espera dele, o mais certo é esperares o resto da tua vida. 

 

5. Não tenhas medo de falhar

Uma das lições mais importantes para sair da zona de conforto é nunca deixar o medo e a insegurança interferirem nas nossas decisões. Não jogues pelo seguro só porque o medo fala mais alto, não vivas de "e se"'. Se caíres, levantas-te. Se partiu, arranjas. Se dói, superas. Tudo se resolve. Falhar é a arma do sucesso. Pessoas bem-sucedidas também têm de superar o medo e correr riscos, o que as distingue das outras pessoas é o facto de nunca deixarem de acreditar.  Se falhares, falha com estilo e tenta mais e mais até seres bem-sucedida. 


6. Viaja

Viajar sozinha pode ser das sensações mais aterradoras de sempre, mas se não tens ninguém que se junte à aventura o mais provável é não ires e perderes uma oportunidade. Não deixes de fazer só porque vais sozinha. Se tiveres oportunidade, junta-te àquela amiga e vai com ela, mas se não tiveres companhia, não deixes de ir. Conhece o país. Aprende a língua, a cultura e a história. Convive com as pessoas. Explora, perde-te e descobre recantos escondidos! Desde que sejas responsável e, claro, tenhas alguns cuidados, não há mal em partires à aventura!


7. Abraça o desconforto

Hoje em dia ninguém vive sem telemóvel. Na minha última ida ao cinema deparei-me com a seguinte situação - no intervalo estava toda a gente ao telemóvel, até mesmo o pessoal que estava comigo. Por muito que me custe, o telemóvel fica sempre na mala em situações sociais - jantares, saídas à noite ou um simples encontro na rua - pois sei que quero estar com as pessoas e não com um objecto. É certo e sabido que o telemóvel ajuda em situações de desconforto ou de escape, mas são mais as vezes que ele não nos deixa viver. Vive um dia sem o aparelho e verás que, apesar de no início poder ser desconfortável e sentires que te falta algo, te tornará uma pessoa muito mais atenta ao que te rodeia e te vai permitir dedicar toda a atenção aos teus amigos e família quando estiveres com eles presencialmente.

 

Já foi tempo de dizer não quero ou não me apetece, mas o não nunca trouxe coisas boas e o sim está sempre aliado à sorte, por isso... Digam que sim! Aventurem-se mais, façam coisas novas, saiam da rotina e aproveitem mais a vida!