5 distrações das quais não te apercebes

 

Desculpa, não percebi... Podes repetir?  Quantas foram as vezes que alguém com quem estavas a falar estava distraído com algo? Lá vão os tempos de escola em que bastava uma mosca para te desconcentrar, agora a mosca tem wi-fi incorporado.

 

1. Wi – fi – Esta coisa da internet é boa mas também é uma boa distração para quem quer trabalhar. Ter acesso à internet é meio caminho para perderes tempo a ver memes, vídeos engraçados e depois é que são elas porque há trabalho a fazer. Se a tua profissão requer ligação à internet, o teu foco tem de ser o trabalho e não em tudo o resto.

2. Redes sociais – Incrível para ocupar tempo livre, mas quando estás com alguém é uma falta de respeito. Num almoço, uma amiga disse-me que quando a diversão é grande não precisas de a publicar nas redes sociais, e no trabalho ou na escola é a mesma coisa.

3. Música – Já deram conta que quando estão a escrever e a ouvir música em simultâneo, às vezes escrevem a letra da música em vez do que queriam escrever? Para evitar isso, ando a ouvir algumas soundtracks de filmes como o Star Wars ou Amélie Poulain, que não têm letra. A música é boa para muita coisa, até mesmo para decorar algum facto interessante, mas por vezes é uma bela distração.

4. Telemóvel – Dou por mim a desligar o telemóvel quando o resto da mesa está toda a olhar para o ecrã brilhante. Se querem estar entre amigos, desliguem o aparelho, e o mesmo quando estão nas aulas. Ok, há aulas mais aborrecidas... Mas nem todas! Não deixem que o telemóvel vos impeça de aproveitar ao máximo a convivência com os vossos amigos ou com as pessoas que vos rodeiam.

5. Tv ligada – Mas é para me fazer companhia... Não, não é. Mais um ecrã ligado faz com que olhes para lá e que percas o foco, e ainda pior se for um filme ou um episódio de uma série. A televisão é boa companheira quando estás doente, ou quando procuras entretenimento ou informação, mas se a tiveres ligada enquanto executas outras tarefas que exijam atenção pode ser prejudicial.