Roteiro de 2 dias: Porto

 

Acho fundamental tirarmos tempo para nos conhecermos e para conhecermos sítios novos, que acabam por nos ensinar algo sobre nós que até então desconhecíamos. Dizem por aí que só se conhece bem alguém depois de viajar com essa pessoa. Então aconselho-vos a aproveitar já o próximo fim de semana para serem turistas profissionais nesta cidade linda, mesmo que já seja a vossa!

Apesar de ser bastante difícil para mim, vou tentar reunir algumas das coisas que mais gosto no Porto e alguns dos meus sítios prediletos!

Uma nota importante é que não vou primar neste post por mostrar o que é 'demasiado gourmet' ou 'importado'. Tenho um conceito equilibrado sobre a Invicta. Acredito que ela tem uma essência que deve ser preservada, assim como sabores e locais que, por mais tempo que passe, continuam a ser melhores do que os novos que por cá se instalarem. Por outro lado, sei que o Porto mudou bastante nos últimos anos e que devemos encarar essa mudança como forma de preservar o que de melhor temos! Assim, espero sinceramente conseguir manter este equilíbrio e que consigam desfrutar ao máximo do que o Porto tem para oferecer! Vamos a isso!

Dia 1

10h - Aproveitem para começar o dia na zona da Boavista! Proponho que tomem o pequeno almoço no Mercado do Bom Sucesso,  que abre todos os dias às 10h. Têm vários sítios ótimos para aproveitar por lá, nomeadamente a Leitaria da Quinta do Paço que, para além dos melhores eclairs do mundo, tem pão maravilhoso e para todos os gostos! Outrora, este mercado que abriu portas em 1952 vendia apenas fruta, legumes, peixe e carne. Era um mercado tradicional. Foi reabilitado e melhorado, na minha opinião, e agora é a maravilha que é! Em 2014 o edifício do Mercado conquistou o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e foi um dos vencedores dos Global Awards for Excellence, em Nova Iorque. Mas não há nada como ver com os próprios olhos!

Como opção, podem ainda visitar A Casinha, na Avenida da Boavista! Tem um bolo de chocolate maravilhoso! Os sumos de fruta, os scones e os croissants são outras das iguarias que pessoalmente gosto muito! Há portanto toda uma panóplia enorme de coisas deliciosas!

Leitaria da Quinta do Paço

Leitaria da Quinta do Paço

A Casinha, Av. da Boavista

A Casinha, Av. da Boavista

Seguidamente, dirijam-se para Serralves, descendo a avenida da Boavista! Ainda é um pouco longe, pelo que usar um autocarro seria a melhor opção! Serralves é um sítio maravilhoso para descansar, passear ou ler um livro enquanto se toma um café ou um chá!

Bar de Serralves

Bar de Serralves

13h00: Regressando à zona da rotunda da Boavista, e para os amantes de sushi, como eu, não posso deixar de aconselhar um dos meus restaurantes japoneses preferidos, o Buri. Visitei várias vezes à hora de almoço e, apesar de ser demorado quando não se faz reserva, é um sítio com ótima qualidade-preço. Podem consultar a ementa online e ligar antes de ir para garantirem alguma rapidez!

Buri

Buri

Para os que dispensam bem este tipo de comida e preferem algo mais tradicional, há imenso por onde escolher! No próprio Mercado do Bom Sucesso existem várias opções, assim como no Shopping Cidade do Porto. Na Rua de Nossa Sra. de Fátima, número 492, uma rua que intercepta a Rotunda da Boavista, encontram ainda um espaço bastante agradável, que é uma Loja dos Pastéis de Chaves.

 

Loja dos Pastéis de Chaves (HSJ)

Loja dos Pastéis de Chaves (HSJ)

15h00: Após um almoço destes, o melhor mesmo é aproveitar para dar uma boa caminhada para 'desmoer'. O Palácio de Cristal, a uns 20 minutos a pé da zona da rotunda da Boavista, é o sítio ideal! Se forem a pé, podem passar pela Confeitaria Petúlia e saborear uma das maravilhas que aqui se confeccionam. Podem ir de autocarro -  planeiem a viagem aqui. Este é um sítio ótimo para descansar e tirar fotografias bem giras! A vista do Jardim dos Sentimentos é incrível, vão por mim!

17h00: Do Palácio de Cristal à Baixa é um tirinho! Se seguirem até ao Hospital de Santo António e depois subirem a Rua da Restauração, vão ter a um dos sítios mais emblemáticos do Porto: o Jardim da Cordoaria! Ali poderão dar uma volta a pé pela baixa portuense, pelos Aliados, por Santa Catarina e até São Bento!

(Este fica um segredo só nosso!) Se há sítio que eu amo de paixão no Porto é o Miradouro da Bataria da Vitória. Tem uma vista linda sobre o rio Douro, Gaia e uma boa parte do Porto. É sem dúvida um miradouro a não perder. É uma pena que a manutenção seja quase nula!)

18h00: Depois de visitarem a baixa e tirarem as típicas fotografias, porque não comer uma nata na Nata Lisboa? Encontram-na no número 291 da Rua das Flores!  Para além das Natas propriamente ditas, a limonada e as torradas são ótimas! Na mesma rua, encontram ainda a Nut'Porto! Para os fãs de Nutella talvez seja irresistível!

Nut'Porto (HSJ)

Nut'Porto (HSJ)

20h00: Chegada a hora de jantar, após um dia inteiro de visitas, a questão é: o que escolher? As opções são muitas e para todos os gostos! Deixo-vos uma opção que pessoalmente me agrada bastante: a San Martino! Um restaurante italiano bem acessível e bom, presente em vários locais no Porto! Existe uma logo acima do Coliseu do Porto!

San Martino

San Martino

(Já agora! Se tiverem tempo e dinheiro, vejam um espetáculo aqui ou no Teatro Nacional de São João - um bocadinho de cultura nunca fez mal a ninguém, certo?)

Coliseu do Porto - Concerto Miguel Araújo e António Zambujo

Coliseu do Porto - Concerto Miguel Araújo e António Zambujo

22h00: Uma experiência diferente e divertida para fazer com amigos? Porto Exit Games! Consiste basicamente na resolução de enigmas para escapar de uma sala em menos de 60 minutos. Podem reservar aqui e o preço por pessoa ronda os 12€. Infelizmente não tenho muitas fotos do local, por motivos de privacidade da 'magia' e suspense inerentes! Mas é fácil encontrar! O edifício é ao lado da Leitaria da Quinta do Paço e da Padaria Ribeiro (já agora posso referir que têm umas areias deliciosas), na zona dos Leões!

Porta de uma das 3 salas do Porto Exit Games

Porta de uma das 3 salas do Porto Exit Games

23h30: Só quem conhece a noite do Porto sabe que é difícil não se deixar contagiar pela alegria e folia presentes na baixa portuense! Bebam um copo na zona das Galerias de Paris e vejam por vocês mesmos!

Se estiverem à procura de algo mais soft e calmo, visitem o 17º Restaurante e Bar!          

É impossível não se deixar contagiar por esta vista maravilhosa!

Porto

Querem uma sugestão para pernoitar? Porto Cardosas Story Apartments! Um sítio amoroso sem dúvida e bastante acessível a nível de preço! Para além disso, é bem central!