Entrevistas Via Skype – Eis o que deves fazer

 
 
 

Evoluímos de tal forma que já não é necessário estar presente numa sala para ir a uma entrevista de trabalho. Basta teres um computador e internet, que estás a meio caminho para mostrares o quanto és competente para o cargo a que te candidataste. Aqui ficam algumas dicas para uma entrevista flawless!

- Escolhe o cenário – Não precisas de uma grande decoração para teres o cenário perfeito: basta uma boa luz natural e uma parede de cor neutra. Mas atenção: se te sentares à frente de uma janela, corres grandes riscos de não mostrares a paisagem nem a ti própria, mas antes transformares-te num grande borrão preto. O ideal é que estejas perto de uma janela, para recolheres a luz natural, mas não diretamente em frente a uma.

 - Teste, teste – Prepara a câmara, faz uma videochamada com alguém e analisa todos os ângulos, certifica-te que tens todos os componentes necessários para estar ok. Não corras o risco de só experimentares no próprio dia em cima da hora: se te antecipares, tens mais hipóteses de resolver pequenos imprevistos. 

- Indumentária – Lá por estares em casa não significa que possas estar à vontade. Veste-te como se lá tivesses ido fisicamente. Nunca te esqueças de te vestires também da cintura para baixo. Podes ter de te levantar e ninguém quer ver as tuas calças de pijama.

- Foca-te na entrevista – Nada de Facebook ligado, telemóveis por perto ou até mesmo o pessoal que está por casa. Só estás tu e o teu computador e é nele que te deves focar.

- Nada muda – O facto de estares em casa, na tua zona de conforto, não te pode iludir. Há que manter as normas de conduta e fazer tudo o que farias se estivesses em frente ao entrevistador. Por isso mantém a postura: ombros descontraídos e costas direitas.

As entrevistas por Skype podem ser tanto ou mais intimidantes que as normais, mas pensa que estás a jogar em casa e se a coisa não correr muito bem podes sempre esvaziar o frigorífico.