5 Passos para lavar os pincéis de maquilhagem

 
 
 

No que toca à maquilhagem, é tão importante escolher bem os produtos que utilizamos na nossa pele como fazer uma limpeza constante aos instrumentos que utilizamos para os aplicar. Falo, é claro, do caso dos pincéis e esponjas de maquilhagem, que devem ser mantidos o mais limpos possível.

Não há uma periodicidade consensual entre os beauty experts, mas de 15 em 15 dias parece ser considerada por muitos a altura em que devemos efetuar uma limpeza aos nossos pincéis para que não acumulem bactérias e estas passem, consequentemente, para a nossa pele. Pode parecer-vos uma tarefa mega complexa, mas garanto-vos que é bem simples e quanto maior a frequência com que a efetuarem, menos tempo gastam de cada vez. Antes de começarem, lembrem-se que cada pincel leva por norma um dia a secar, por isso façam isto depois de já estarem maquilhadas ou, se tiverem vários pincéis, vão lavando por turnos.

 
 

Para limpar os meus pincéis, optei por utilizar um sabonete de glicerina e mel da marca bonté, que comprei no Mini-Preço e a minha mão, mas há também quem utilize líquidos próprios para lavar pincéis (como este), champô de bebé e uns utensílios de silicone para ajudar a limpar. No meu caso, fi-lo da forma mais simples possível e resultou bastante bem, como podem ver nas fotos. O importante é que sigam os seguintes passos:

1)    Antes de começarem, preparem uma toalha para poderem colocar lá os pincéis depois de lavados. Os pincéis nunca podem ficar na vertical, mas sempre na horizontal ou na diagonal.

2)    Utilizem água morna para molharem as cerdas do pincel, mas tenham atenção para não molharem o cabo. Vão virando de um lado e do outro e espremendo suavemente com a vossa mão enquanto o fazem.

3)    Em movimentos circulares, coloquem o pincel no sabonete e depois façam os mesmos movimentos circulares na palma da vossa mão até a espuma sair branquinha. Este é um processo que devem ir repetindo várias vezes até sentirem que o pincel está limpo - podem ir passando por água quer a vossa mão quer o pincel várias vezes durante este processo. Se quiserem, podem também passar o pincel pelo meio dos vossos dedos, sem abrir a palma da mão.

4)    Para retirar o sabonete do pincel, passem-no por agua e vão efetuando os mesmos movimentos circulares que utilizaram para lavar. Vão também, gentilmente, espremendo para retirarem o excesso de àgua.

5)    Depois de garantirem que o pincel não contém resíduos de sabonete (é muito importante que tenham a certeza disto, para não ir para a vossa pele!) e que a maior quantidade de água foi enxaguada, coloquem o pincel em cima da toalha na horizontal ou diagonal, e deixem-no secar naturalmente. Por norma, um pincel demora um dia a secar, por isso tenham em conta este facto quando o lavarem. É muito importante que não utilizem secadores ou qualquer outro produto para agilizar o processo, porque o mais certo é acabarem por danificar as cerdas do pincel e ele ficar inutilizado.

 
 

No caso das esponjas de maquilhagem, o processo é idêntico, com a diferença que as beautyblender, por exemplo, devem ser lavadas como se fossem bolas anti-stress: apertem-nas suavemente com as vossas mãos até estarem limpas em vez de fazerem os movimentos circulares. Para as meninas com as unhas maiores ou com unhas de gel, tenham especial atenção na limpeza e no manuseamento diário da vossa esponja, porque as unhas são a causa mais comum dos rasgões destas esponjas.