Ode aos amigos

amigos.jpg

Atenção: o texto seguinte pode contar vestígios de lamechice. Hoje, segundo o Facebook, e como nos outros dias todos, é dia dos amigos… assim, em vez de publicar um boneco a dançar com a cara das pessoas que estão na minha lista de contactos, deixo-vos antes isto.

Eu tenho muitos amigos! Ah! mas ninguém tem muitos amigos, há conhecidos e amigos, e os amigos verdadeiros contam-se pelos dedos da mão... Mentira! Eu tenho mais… e dos a sério, dos bons… não os conto pelos dedos, conto-os pela importância …

Amigos não são aqueles que vemos todos os dias, ou que conhecemos desde sempre… não são aqueles que estão sempre a par do que se passa, nem aqueles que não passam sem saber…

Amigos são aqueles com quem podemos contar… aqueles que passamos anos sem ver e parece que não passaram 5 minutos, não pela falta de saudade mas pela falta de formalidade…

Amigos são aqueles que já te viram no teu melhor e no teu pior… são aqueles que gozam contigo enquanto estás bêbado, mas que te seguram a cabeça para vomitares na valeta… são aqueles que gozam contigo por dizeres coisas parvas ou fofas, mas que choram a rir ou se emocionam na mesma…

Amigos são aqueles a quem não tens que explicar piadas nem explicar que estás triste… são aqueles que te entram em casa, se descalçam e se deitam no sofá…

São aqueles que choram de felicidade quando te casas e te abraçam e te tentam fazer rir quando alguém parte…

São os que dançam, que riem, que fazem kms, que se mascaram, que se triplicam para estarem juntos e para se divertirem…

Amigos são mais que família porque partilham a família deles contigo… e juntos são uma família maior…

Os amigos julgam e criticam, mas dão-te força para errares, para te levantares quando cais e dão-te na cabeça a dizer “eu avisei”… mas não faz mal…

Tenho amigos desde sempre, tenho amigos recentes, e tenho amigos longe… tenho família que é amiga, tenho amigos que são família, e todos me fazem ser maior…

Eu tenho muitos amigos, e são os melhores do mundo… os mais parvos, os mais chalupas (esta palavra está aqui para identificar um núcleo duro)  e os mais bonitos…

amigos.jpg