H2O o ano todo

bpeqqxtflpy-toa-heftiba.jpg

Hoje vamos falar de água, água e beleza pois um corpo hidratado leva, entre muitas outras coisas, a uma boa aparência e a muita energia! 

Segundo um estudo do Instituto da Hidratação e Saúde, nos meses mais frios, a maioria dos portugueses diminui o consumo de líquidos, o que é um perigo pois o nosso corpo precisa tanto de água como do ar que respiramos.

Falemos então de alguns benefícios deste líquido que constitui cerca de 60% do corpo humano, e vamos ver quem não se vai sentir tentada a cumprir a famosa regra dos 2,5l por dia!

A ingestão de água é uma grande componente para hidratação do corpo, ajudando a ter uma pele mais saudável (assim como o cabelo e unhas) e a eliminar toxinas. Reduz o risco de infecções e facilita a absorção de nutrientes. Ajuda a emagrecer (sim, é verdade!) pois um corpo que ingere mais água é um corpo mais saciado, e tendo o nosso estômago um espaço limitado, mais água equivale a menos fome. Ajuda também no combate à celulite e ainda à regulação da temperatura corporal. 

Posto isto já temos razões mais que suficientes para beber mais água, certo? Vou dar-vos mais uma: a água é o líquido mais saudável e barato que podemos ingerir! E agora estão a pensar "mas que seca! água é tão simples, sem sabor, tão... água!" Se assim pensam continuem a ler pois vou dar umas dicas óptimas de como fazer um upgrade desta bebida.

Esta solução que vou apresentar vai incentivar-nos a beber mais água e até a substituir os refrigerantes e sumos. Vamos lá? Água aromatizada, receitinhas tão fáceis de fazer, tão saudáveis e claro, super deliciosas!

Em primeiro lugar vou apresentar os ingredientes mais usados para que possam fazer ao vosso gosto e depois apresentar as minhas três águas frutadas preferidas. Podemos usar:

Ervas: Lavanda, Menta, Tomilho, Coentro, Manjericão, Alecrim

Vegetais: Pepino, Cenoura, Aipo, Pimentos

Especiarias: Gengibre, Pau de Canela, Pimenta

Frutas: Laranja, Lima, Limão, Melancia, Morango, Romã, Maçã, Cereja, Abacaxi (todas na verdade!)

As minhas águas preferidas são então:

(não esquecer que temos de lavar sempre muito bem as frutas e vegetais antes de os utilizar)

Água, lima, pepino e menta: Colocamos as frutas num copo (ou jarro) e esmagamo-las um pouco com uma colher. Depois adicionamos água e a menta e deixamos 2 a 3horas a repousar, à temperatura ambiente. Depois é só servir, beber e desfrutar!

Cenoura, maçã, laranja e gengibre: O método de confecção é o mesmo.

Melancia, lima, pimentos e menta: O método de confecção é o mesmo.
As quantidades são ao nosso gosto, não estamos a cozinhar por isso basta deixar o nosso paladar dizer o que prefere e se gosta muito de, por exemplo, gengibre, então use e abuse!

Para quem achar que isto só dá trabalho, reparem então neste beneficio extra: para além da hidratação, podemos dizer que a água vai absorver cerca de 20% dos nutrientes de cada ingrediente, ou seja, enquanto nos hidratamos estamos a absorver o que cada mix que escolhemos oferece e não só o seu sabor!

Não esperem para ter sede, beba água regularmente e nutra o seu corpo sem ele lhe pedir. Verão ou inverno.