O que aprendi com a Meditação – 5 factos

crkc1ws5e5k-dmitry-kotov.jpg

Meditar é um estado de espírito, é algo que não deve ser forçado. Não é de um dia para o outro que aprendemos a controlar a nossa força interior, é preciso uma descontracção que nem todos possuímos. Não é só limpar a mente

Temos a mania que meditar é limpar o pensamento, mas não é só isso. É encontrar um estado de alma que nos permita estar bem connosco mesmas. Tirar 5 minutos do nosso dia para nos acalmar e reflectir sobre actos que tivemos, é normal que maus pensamentos nos assombrem durante a nossa meditação, são as coisas más que nos fazem crescer e é sempre bom relembrar certos momentos para termos noção de como vamos agir futuramente.

A tua paciência será testada

Ficar 10 minutos em silêncio no mesmo lugar não é para todos, principalmente se tiveres bichos - carpinteiros. Se és uma pessoa calma por natureza, a tua meditação será rápida e absorvente mas se fores como Elizabeth em "Comer, Orar e Amar", terás de arranjar formas de catalisar a tua força. Ficarás aborrecida e depressa ouvirás aquela mosca a pairar no ar. Não cedas a distracções e foca-te na tua força interior.

Saber respirar

Respirar é um acto adquirido desde nascença mas há o respirar e o saber respirar. Respirar com o tórax, respirar com o corpo ou até mesmo com a barriga. Aprende a escutar o teu corpo e respira através de pequenos movimentos. Torna a respiração prioritária na tua meditação, irá ser uma manobra de distracção e o tempo irá fluir.

A música é uma aliada

Não sou muito de sons mas sim de músicas calmas. Desde Norah Jones a Coeur du Pirate, o que interessa é relaxar e aproveitar ao máximo. Faz a tua playlist e deixa-te envolver pela melodia. Aqui está mais uma distracção para aqueles que não têm muita paciência.

Podes meditar em todo lado

Na cama, no chão, nos transportes, na casa de banho em sítios que não te deixem frustrada e que te permitam estar numa posição confortável. Se achas que não és capaz, escolhe um lugar da tua casa e coloca umas velas e incensos a teu gosto.