Airmousse

Sabem aqueles dias em que nos apetece um docinho mas não nos queremos desviar do foco (ou simplesmente já fizemos uso da cheat meal ou cheat day da semana mas queremos repetir o acontecimento)?  Aqueles momentos em que apenas nos apetece deitar no sofá, ver um filme com o conforto emocional sob forma de qualquer tipo de guloseima? ... Se sabem, então, são capazes de gostar desta receita! Há uns tempos andei a fazer umas experiências culinárias e, sem querer, inventei isto. Andava a tentar fazer a (agora muito conhecida) Albutella mas o resultado não estava a ser o melhor... Por isso, dei asas à minha imaginação e tcharan!... Nasceu a Airmousse! Lembrei-me de lhe chamar assim porque parece mousse e porque é mesmo leve quer em textura, quer em termos de desgraças nutricionais - o que é ótimo, tendo em conta que estamos a sair da época natalícia!

Além disso, por ser à base de claras de ovo, é uma receita rica em proteína, já que a proteína da clara é uma proteína completa. Isto quer dizer que contém todos os aminoácidos essenciais, ou seja, contém tudo o que o corpo necessita para produzir todo e qualquer tipo de prótido, essenciais para ganhar massa muscular e reduzir na massa gorda.

Facílima, rapidíssima, com elevado teor proteico, sem açúcares e com pouquíssimos ingredientes! O que mais posso dizer?... Ah! É incrivelmente versátil! Podem adaptá-la ao vosso gosto e aromatiza-la da forma que quiserem! Pensem nela como se fosse a receita de uma receita base que depois poderá ser de chocolate, de manga, de maracujá... O que quiserem!

Sem mais demoras, aqui vai:

  • Ingredientes:
  1. Claras de ovo - 1 ou 2 (dependendo do tamanho)
  2. Farinha Maizena - ± 5g
  3. Leite (que pode ser vegetal ou aromatizado) OU café OU leite com cacau em pó OU chá OU puré de fruta caseiro OU ... - cerca de 50-100ml -  É isto que vai aromatizar a receita e dar-lhe sabor!
  4. Toppings à escolha
  • Mãos à obra:

1. Em lume alto, colocar num tachinho os 50 a 100ml do "aroma" que quiserem usar. Se preferirem algo mais doce podem juntar um pouco de adoçante como Stevia, por exemplo.

2. Juntar uma colher de farinha Maizena e mexer até a mistura engrossar. Se tiverem escolhido usar um puré de fruta para aromatizar a vossa mousse, podem saltar este passo porque o puré já tem alguma consistência e não precisa de Maizena para engrossar mais.

3. Numa taça, bater 1 ou 2 claras em castelo até ficarem bem firmes. Juntar à mistura saída do lume e bater até estar tudo misturado. Como o preparado está quente vai cozinhar as claras.

4. Decorar ao vosso gosto: com sementes, fruta, chocolate, cacau em pó, com parte da mistura que fizeram antes (que fica deliciosa só por si!),...

Opção: Podem levar ainda uns 15 seg ao microondas a 800W se quiserem que fique com uma consistência mais parecida com Bolo da Caneca!!!

E já está!

Não se esqueçam de se deliciarem! Comam sem culpas e sem preocupações, com calma e a aproveitarem e apreciarem aquilo que têm à vossa frente! Alimentem não só o vosso corpo… alimentem a vossa mente e a vossa alma também!

Se quiserem algumas ideias, passem pelo meu instagram - @equilibriumoflife - e vejam as sugestões que lá tenho para vocês! Se experimentarem a receita, identifiquem @peachy.pt (e a mim, se quiserem!) e coloquem a hashtag #airmousse! Queremos imenso saber a vossa opinião e saber quais foram as vossas invenções! Esperemos que gostem!