Como Começar a Gostar de Segunda-Feira

vatgbfp7oxa-olu-eletu-e1487003857853.jpg

Um dos hashtags mais utilizados no Instagram é o #mondayblues. O que tenta replicar o difícil que é enfrentar a segunda-feira. Tudo começa Domingo à noite, quando pensamos que mais uma semana se avizinha e é a última coisa que queremos.

Há muitos anos, especialmente na faculdade, esse era o meu caso. E há dias que ainda é! Mas com o tempo, comecei a aceitar a Segunda-feira como uma conhecida a quem digo olá na rua. Principalmente, porque delineei uma série de pequenas coisas que faço de forma a sentir-me melhor. E se pensarmos bem, este conceito aplica-se a qualquer coisa que não gostemos particularmente de fazer. Se não gostamos de fazer exercício, é imperativo encontrar uma forma de gostar (aulas de grupo, caminhadas, meditação). Se não gostamos de fazer compras, arranjamos alternativas (online, com uma personal shopper).

Ficam aqui as minhas sugestões para tornar a Segunda-feira um dia muito mais simpático.

Na noite anterior:

Tudo isto é feito a pensar nas minhas preferências. Mas é tudo relativamente simples de adaptar. Se fores, como eu, uma pessoa super organizada, começa por fazer uma lista, Domingo à tarde, de tudo o que tens para fazer Segunda-feira.

Prepara o teu pequeno-almoço preferido, ou deixa os ingredientes à mão. Normalmente deixo uma tijela com papas de aveia já feita ou massa para panquecas. Decide o que vais vestir na manhã seguinte, assim tens mais tempo para dedicar a outra actividade. Deixa a mala do ginásio, ou roupa, já preparada. São tudo pequenas coisas que roubam tempo de manhã e ficam já feitas.

Na manhã de Segunda:

Parece quase obrigatório ficar mais 10 minutos na cama. Seja a adiar o despertador, fazer scroll no Instagram ou ler as últimas notícias. Vários artigos explicam que não faz nada bem ao nosso organismo ser sujeito a adormecer outra vez, depois de acordarmos.

6d3rldynbmm-jens-kreuter-195x300.jpg

A minha manhã começa sempre com uma simples rotina de beleza - lavar a cara com água fria, usar um toner, primer e creme hidratante. Depois passo para o pequeno almoço, a minha refeição preferida do dia. Opto sempre por fazer alguma coisa que adore para o dia começar bem e, como escrevi anteriormente, uma tijela de papas de aveia com fruta ou umas panquecas.

Agora que temos um cãozinho, também faz parte da nossa rotina passeá-lo de manhã. Normalmente à Segunda-feira, fazemo-lo juntos. Nem toda a gente tem um cão, mas arranjar tempo para uma pequena caminhada de manhã ajuda bastante a promover uma maior satisfação durante o dia.

Depois sim, sento-me na secretária e começo a trabalhar com uma chávena de chá verde. Especialmente agora no inverno, aqui em Nova Iorque, sabe sempre bem.

Durante a tarde:

Independentemente de trabalhar de casa ou num escritório, é importante criar pequenos incentivos ao longo do dia. Para além de pequenas pausas, detalhes que nos ajudem a enfrentar melhor a Segunda-feira.

Gosto sempre de ter uma revista para folhear, é uma óptima fonte de inspiração enquanto trabalho. Dar uma vista de olhos nas redes sociais também ajuda a distrair (não se esqueçam de me seguir aqui). Também é importante ter à mão os nossos snacks preferidos, sem esquecer de os ir comendo ao longo do dia. Para mim, um pedaço de chocolate, uma maçã ou um iogurte são o ideal.

À noite:

A noite de Segunda é sempre uma estafa. Parece que chego exausta e sem vontade de fazer nada. Mas tento sempre arranjar tempo para fazer exercício. Seja uma caminhada no ginásio, bicicleta ou exercícios específicos na sala de estar - mesmo que sejam só 20 minutos. Sinto-me sempre muito melhor!

Depois preparo o jantar, tomo um banho e acabo a noite com uma máscara. Cuidar de nós num dia como a Segunda-feira tem sempre um efeito positivo no nosso humor. Neste moment estou a utilizar esta.

Depois de jantar obrigo-me a desligar o computador e ponho o telemóvel no silêncio - se já não estiver. Num dia de semana normal, a noite é a única altura que passo tempo com o meu marido. E fazemos os dois questão de ver uma série ou um filme e brincar com o Poppy. 

Espero que tenham gostado destas dicas e gostava de saber se têm algumas vossas que utilizem para tornar as Segundas-feiras um dia melhor. Uma dica extra, da minha parte, é combinarem um jantar ou copos com amigas. Em boa companhia, não há nada que não se resolva e passamos o dia à espera desse momento!

X Eduarda

Podes também seguir-me no meu Blog, Instagram e Facebook.